quinta-feira, 14 de julho de 2011

Live Aid

Em 13 de julho de 1985 foi realizado o histórico conjunto de shows Live-Aid, idealizado pelo irlandês Bob Geldof (que na ocasião integrava a banda Boomtown Rats) com o intuito de promover uma ajuda humanitária em massa às pessoas que passavam fome na África. Geldof teve a idéia de montar o espetáculo quando assistiu pela televisão o documentário “Fome na Etiópia”. Ele ficou chocado em ver a situação das pessoas que não tinham forças nem para espantar do próprio corpo, as moscas que as rodeavam. Esse foi sem dúvida alguma o maior evento que aconteceu neste planeta, não pela quantidade de pessoas presentes, ou que viram o show, estima-se que mais de um bilhão e meio de pessoas em mais de 100 países tenham assistido a apresentação ao vivo, mas pela determinação e pela vontade de ajudar, nesse caso, as pessoas da África. O show foi realizado em Londres e na Filadélfia, de forma simultânea. Esse evento fez muito para chamar a atenção pública e política para as pessoas que sofriam de miséria, fome e doenças na África.Esses concertos geraram entre donativos e royalties mais de 180 milhões de dólares para a luta contra a fome naquele continente. O evento foi a culminação de uma série de ações beneficente organizadas por Geldof,que começaram no final de 1984. O concerto começou às 12 horas (horário local) em Wembley, Inglaterra, e continuou no JFK Stadium (EUA) às 13h:51min. As apresentações no Reino Unido terminaram às 22h:00min, enquanto que no JFK a conclusão deu-se às 04:05min da madrugada. Conclui-se então que o concerto teve 16 horas.
Quase sete horas depois do início do concerto em Londres, Bob Geldof foi informado de que o montante recebido não passava de 1,2 milhão de libras. Geldof ficou desapontado, e se dirigiu à cabine de transmissão da BBC. Aparecendo depois de uma performance do Queen que ele definiu mais tarde como "absolutamente fantástica", Geldof deu uma entrevista que se tornaria célebre. Erroneamente creditado posteriormente por ter dito:"Apenas nos dê o dinheiro, porra", Geldof na verdade declarou, "Pessoas estão morrendo NESTE MOMENTO. Nos dê o dinheiro AGORA. Me dê o dinheiro agora". O apresentador da BBC, David Hepworth, tentou então divulgar um endereço para onde as doações poderiam ser enviadas. Geldof o interrompeu, gritando "Foda-se o endereço, dê só o telefone, aqui está o número…". Depois de sua aparição, as doações aumentaram para 300 libras por segundo.
Existem vários fatos curiosos nos dois shows, como problemas de microfone, artistas que não quiseram ir ao evento, o maior show ao vivo de todos os tempos( Queen ), a luta entre coca e pepsi dentre outras coisas.
Se o Live Aid não ajudou a resolver o problema em definitivo, ajudou pelo menos a alertar e a espalhar a notícia de que alguma coisa de errado estava acontecendo. Parabéns para Bob Geldof e Goldsmith que com grande força de vontade fizeram do dia 13 de julho não apenas o dia do rock, mas o dia em que o mundo pode ver vários artistas salvando vidas com suas músicas famosas, quebrando preconceitos.
Parabéns aos grandes roqueiros dessa geração, não só a África, mas o mundo, agradece.

Bob Geldof.

Vídeo cassetadas

Fala sério!!







segunda-feira, 11 de julho de 2011