sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A origem da vida no útero

O fotógrafo Lennart Nilsson continua surpreendendo com suas fotos que mostram a evolução de um feto no útero. Elas são resultado de 12 anos de trabalho usando câmeras convencionais com lente macro, um endoscópio e microscópio eletrônico de varredura. Sua primeira foto de um feto humano foi tirada em 1965.

A célula-ovo.

Dois espermatozoides disputando.

E o espermatozoide vencedor.

5 – 6 dias de gestação.

8 dias. Embrião na parede do útero.

O cérebro começa a se desenvolver.

24 dias. Apenas o coração.
4 semanas.

4,5 semanas.

5 semanas e um rosto com alguns buracos, que formarão as narinas, olhos e boca.
40 dias.

8 semanas.

10 semanas.

16 semanas.
18 semanas.
19 semanas.

20 semanas.

24 semanas.

26 semanas.

6 meses.

36 semanas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia mundial sem carro


É complicado deixar em casa um carro quando muitas vezes o ônibus está em greve, o metrô passa longe da sua casa e não existe a possibilidade de ir de bicicleta para o trabalho. No "dia mundial sem carro" acho que é interessante dizer que existem bons exemplos no transporte urbano de outros países. Serve de exemplo para nós, digo, para os nosso representantes. Copenhague por exemplo, se tornou referência mundial quando o assunto é usar bicicletas como meio de transporte.
Há vários pontos de bicicletas públicas espalhados pela cidade: você pode retirar uma delas, usar até onde quiser e devolver em outro ponto. É parecido com os sistemas adotados em Paris, Barcelona e Londres, com a vantagem de que não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, ter cartão de crédito, ser habitante da cidade ou deixar um cheque caução. Tudo o que você precisa é de uma moeda de 20 kronos (que vale R$ 6) inserida no cadeado da bicicleta e ela está livre para usar. Ao devolvê-la em outro ponto, você recebe sua moeda de volta.
E a prefeitura faz questão de garantir que continue sendo assim. Não só porque as pessoas ficam mais felizes pedalando, mas porque e economicamente melhor para a cidade e isso a gente consegue ver. Um carro emite poluentes (o que causa danos de saúde pública), gera mais acidentes e precisa de uma manutenção mais cara na infraestrutura. As ciclovias, por outro lado, são mais baratas. Sonho? Para nós, sim. Aqui no Brasil, nós temos um exemplo de cidade grande que é o exemplo de melhor cidade brasileira de planejamento urbano: Curitiba.


Você gosta de fotos?

  A seleção pessoal de fotografias de Concurso de Fotografia National Geographic 2011 como todos os anos, organiza um concurso de fotografia. Existe uma magnífica quantidade de fotos feita por amadores e profissionais em torno de temas diferentes. Veja a seleção de  Concurso de Fotografia National Geographic 2010 . Aqui algumas delas.



































Legal né?