quinta-feira, 31 de maio de 2012


O futuro chegou!


Pois é galera lembra de quando todos ficavam sonhando com o futuro em carros voadores e coisas nesse gênero… pois é… chegamos a esse ponto!!!


O Hover Car (como foi chamado) não emite poluentes e flutua sobre o chão usando redes eletromagnéticas. Ele conta com sensores de distância que evita colisão com outros veículos. O motorista controla o carro através de um joystick que parece bastante simples de jogar…ops, usar.

quarta-feira, 30 de maio de 2012



AS 5 MAIORES FARSAS DO FACEBOOK (QUE EU 

CONHEÇO).


O choro do cacique Raoni


O boato

A imagem do cacique Raoni, compartilhada no Facebook, mostra o líder indígena chorando enquanto é consolado por outra pessoa. O texto indicativo justificava o choro como sendo em função da liberação, por parte do governo, das construções na usina de Belo Monte, o que resultaria na expulsão de 40 mil índios do local.
 

A verdade


Independente da veracidade ou não da informação, a foto está completamente descontextualizada. Na verdade, o choro de Raoni na imagem aconteceu em 2007 e foi de alegria. Na ocasião, o cacique foi homenageado por amigos e líderes culturais. Quem compartilhou a imagem e comprou a ideia acabou propagando o fato de maneira distorcida.


O milagre e o choro do militar


O boato

A imagem de um militar chorando em um tribunal, por si só, já é bastante impactante. O texto que acompanhava a foto dizia que ele estava sendo humilhado por ser cristão, quando um oficial obrigou que ele passasse por uma provação. Esse suposto teste fez com que o militar dirigisse um carro sem motor, provando uma intervenção divina naquele momento.

 

A verdade

Não se sabe se a história acima aconteceu ou não algum dia. Entretanto, a imagem que ilustra o texto não se refere a nenhum milagre. A imagem é do tenente Vinicius Ghidetti de Moraes que, em 2010, chorou durante um depoimento ao Supremo Tribunal Federal durante um julgamento em que era acusado de ter dado a ordem para que soldados executassem três moradores do Morro da Providência, no Rio de Janeiro.


PM sendo carregado por professor


O boato

A imagem mostra um homem à paisana carregando um policial militar no colo durante uma manifestação e o texto ressalta que esse foi o gesto de solidariedade de um professor. Supostamente, durante um confronto entre policiais e professores na capital paulista, um dos manifestantes deixou a ideologia de lado e carregou um militar ferido no colo para salvar a sua vida.

A verdade

A manifestação entre policiais e professores, de fato, existiu. Entretanto, o gesto de solidariedade não ocorreu entre um integrante de uma categoria e outra. Em nota oficial, a Polícia Militar de São Paulo informou que o rapaz que carregava o policial, na verdade, é outro policial. Ou seja, o ato de solidariedade existiu, mas o texto e a imagem induzem o internauta a pensar outra coisa completamente diferente.


iPhone para todos


O boato

Outra tendência atual no Facebook é a utilização da rede social para promoções. Assim, um suposto perfil da Universidade Positivo lançou uma foto em que mostrava diversas caixas de iPhone. Quem compartilhasse a imagem e curtisse a página concorreria a um dos aparelhos.
 

A verdade

A página, na verdade, não pertencia à Universidade Positivo e se tratava de uma criação falsa bastante convincente. A página verdadeira da instituição, indicada em seu site oficial, não tinha nada a ver com a história, mas infelizmente centenas de pessoas acreditaram e levaram a informação adiante.


Promoção arrasadora de Diablo 3


O boato

A promoção falsa de Diablo III seguiu a mesma regra. Uma imagem de várias caixas com o jogo, publicada na véspera do lançamento, anunciava que seriam sorteadas 50 unidades do jogo para quem curtisse a página e compartilhasse a imagem. Mais de 30 mil pessoas embarcaram no concurso.
 

A verdade

O perfil era falso e a promoção nunca existiu. O truque utilizado tem como objetivo “esquentar” uma fanpage. Quando ela atinge um número alto de “curtir”, todas as imagens são modificadas e os posts apagados. A nova página, agora “limpa”, pode ser vendida para outra pessoa administrar e já inicia com o diferencial de ter centenas de seguidores.
.....
Independente de sua ideologia ou do propósito de um compartilhamento seu, sempre é bom ficar alerta às mensagens que chegam à sua timeline. Nem sempre as informações condizem com a realidade ou, ainda, quando são verdadeiras, podem ser apresentadas descontextualizadas. Por isso, evite cometer gafes e cheque sempre a procedência da informação antes de passar uma imagem adiante.

terça-feira, 29 de maio de 2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

5 FALHAS DO NOSSO CÉREBRO


Nosso cérebro sem duvidas e um dos sistemas mais perfeitos da natureza. Claro que mesmo sendo tão perfeito ele também está sujeito à alguns panes por assim dizer. Em algumas situações no dia a dia o impede de funcionar corretamente; logo a baixo tem uma listas de pequenas falhas cerebrais, e explicações cientificas para elas.

Cérebro Humano


 

Aminésia Instântanea – Você com certeza já entraram em alguma sala para procurar algo mais de repente não fazer a mínima idéia do que estava procurando, ou entrar numa sala e não saber o que você foi fazer lá? Bom ai a culpa e das portas. Nossa mente separa os pensamentos da sala anterior e prepara uma espécie de folha em branco para grava o novo ambiente. Isso é chamado de “Fronteira Evento”, que nos ajuda a organizar a linha de raciocínio conforme caminhamos por diferentes locais. 


Barulhinho Ruim – Você já deve ter ouvido alguns barulhos mesmo estando em uma sala fechada. No nosso dia a dia ouvimos muito barulhos, sendo uma mais irritante que o outro, como meios de transporte, alarme etc. se incomodar ou ate mesmo se acostumar com esses sons e tarefa diária. Esses tipos de barulho são tão perturbadores, que causam pequenas falhas cerebrais toda hora que os ouvimos (Poluição Sonora). Segundo cientistas a nossa espécie não evoluiu ouvindo esse tipo de ruído. Os sons presentes na natureza são resultado de uma digamos transferência de energia que vai se dissipando aos poucos. O alarme do carro, por exemplo, que disparou bem embaixo de sua janela, de madrugada, não. Ele não muda e nem diminui com o tempo, fazendo com que seu cérebro tente entender o que é da onde vem esses barulhos perturbadores.




Imagem e Semelhança – Por incrível que pareça nosso cérebro tem sérias dificuldades em compreender uma foto. Embora saibamos que é só uma reprodução, ele não lida muito bem com o fato de uma foto ser a reprodução de um objeto, e não o objeto em si. O mesmo ocorre com fotos de pessoas: estudos já comprovaram que nos temos uma chance muito maior em acertar dardos em fotos de Hitler do que em imagens de bebê lindo e sorridente. Nossa mira melhora e muito quando devemos destruir alguém que nos desperta ódio, ou algo que nos ameaça, mesmo que esse alguém esteja apenas impresso no papel. O mesmo estudo comprava que uma pessoa tende a suar mais que o comum quando alguém pede para rasgar ou queimar uma foto de um objeto que era importante na infância. (já tentou rasgar alguma foto que te traz lembranças de um ente querido? Não consegue né? Ou já queimou uma foto de quem não gosta e depois se sentiu bem? Ai está a prova o cérebro não diferencia um objeto de uma reprodução).

Vibrações do Além - Você já sentiu seu celular vibrando a todo o momento, mesmo quando ninguém te ligou ou enviou mensagens? Você provavelmente experimentou um fenômeno chamado vibrações fantasma, apenas mais uma trapalhada do nosso cérebro. precisamos voltar para o passado para entender o que as motiva. Centenas de milhares de anos atrás, o canto dos nossos olhos confundia pedaços curvilíneos de pau com cobras potencialmente ameaçadoras. Hoje, qualquer ronco do nosso estômago ou farfalhar de um tecido com outro provoca esse mesmo estado de alerta. Apesar de equivocada, a intenção do cérebro é boa: dar sentido ao caos sensorial que permeia nossas vidas. Legal né?


Espirro Luminoso – Talvez você nunca tenha notado mais cada quatro pessoas, uma espirra quando olha diretamente para uma luz muito brilhante. Apesar de relativamente comum, esse fenômeno é pouco compreendido pelos cientistas do mundo todo. Ja que todos nos sabemos é que o espirro normalmente é causado quando algo “irritante” entra em nosso nariz. Outra reação conhecida é o encolhimento das nossas pupilas em um ambiente muito iluminado. A hipótese é que esses reflexos se misturam pelas complexas vias neuronais, fazendo com que a luz forte provoque essas reações.