sexta-feira, 4 de novembro de 2011

De volta para o futuro?




Estudiosos com teorias conspiratórias estavam em conflitos nas últimas semanas. E tudo por causa de uma foto. Trata-se da imagem acima, uma fotografia tirada na reabertura da ponte Fork South Bridge, após inundação em novembro de 1940, no Canadá. A polêmica se deu por causa do homem em destaque na foto, que usa roupas que teoricamente não existiam na época e uma câmera com teleobjetiva que também não existia nos anos 1940.

SE ARRISCA A CONTINUAR LENDO?

Seria então o moço um viajante do tempo? Teorias conspiratórias sobre o assunto não faltam e, na era da internet, elas estão por todo lugar. A fotografia está exposta no Museu Bralorne Pioneer de British Columbia, Canadá, como parte da exposição Their Past Lives Here, inaugurada em 2004. Porém, só no final de março é que ela foi notada com a presença do "viajante do tempo".


A fotografia é autêntica e não sofreu manipulações, como sugere a Error Level Analysis, que analisa imagens para processos judiciais. No entanto, especialistas já desvendaram o mistério: ainda que incomuns, essas vestimentas já existiam 70 anos atrás.


Os óculos do sujeito, por exemplo, podem ser vistos no rosto da atriz Barbara Stanwyck no filme Pacto de Sangue (Double Indemnity), de 1944. Blusas com insígnias bordadas também não eram novidade para a época, como indica o grupo de estudos Ceticismo Aberto.


O casaco poderia ser um casaco crochetado à mão com botões à frente. Algo que sem dúvida já existia na década de 1940. Quanto à câmera, não é possível ver detalhes, mas existem modelos bem similares que datam da década de 1940.


"Se esta é uma manipulação digital, por que seu autor inseriria um homem com trajes que embora incomuns,  poderiam ser encontrados na década de 1940? Por que colocar em suas mãos uma máquina fotográfica que parece à primeira vista apenas alguns anos fora de época? Por que não inserir o logotipo de uma empresa criada décadas depois, como Nike?", pergunta artigo do grupo Ceticismo Aberto

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O incrível Portal de Tianmen, na China, onde o céu e terra se encontram

O "Portal de Tianmen" , na China Central

Diz a lenda que há mais de 1500 anos atrás, o Imperador da Dinastia Zhou passou anos procurando o lugar perfeito para reverenciar o Céu e a Terra. Quando conheceu as montanhas Tianmen, na Província de Hunan, na China Central, teve certeza de que sua busca havia terminado.

A região de Zhangjiajie, uma das maravilhas chinesas

E depois de tanto tempo, esta região continua tirando o fôlego de seus visitantes, com suas escarpas altíssimas e a Caverna de Tianmen, uma das mais belas formações naturais do Planeta.


A Caverna de Tianmen, que na língua local significa "Portão dos Céus", é um dos maiores arcos naturais conhecidos, e o único que teve sua formação registrada historicamente. Documentos chineses com mais de 1.700 anos indicam que um violento terremoto atingiu uma grande caverna por volta do ano 263 D.C, derrubando suas paredes e criando o Arco.


As brumas místicas de Tianmen

Tianmen sempre foi uma atração importante, mas com a aceleração do desenvolvimento chinês nas últimas décadas, o governo de Beijing decidiu melhorar a infraestrutura turística interna, aproveitando as deslumbrantes paisagens naturais chinesas para incentivar o turismo. Um dos primeiros locais a receber os investimentos turísticos foi a região de Zhanhjiajie, de onde pode-se visitar a Caverna de Tianmen.

Avenida Tongtian
99 curvas representando oso 9 Palácios Celestes

Para chegar ao local, há duas alternativas: a primeira é pegar um carro e dirigir pela sinuosa Avenida Tongtian ("Estrada em direção ao Paraíso"), uma das mais pitorescas do mundo, com 99 curvas fechadas representando os 9 Palácios Celestes. Ela foi construída entre 1998 e 2006.

O assustador e magnífico Teleférico de Tianmen
7.455 metros de extensão e 1.279 metros de altura

A outra alternativa, não menos aterrorizante, é utilizar o mais longo Teleférico já construído, com 7.455 metros de extensão e uma elevação de 1.279 metros, que leva os visitantes desde o centro da cidade de Zhangjiajie até o topo do platô de Tianmen,  com paisagens indescritíveis.

Estreitos corredores serpenteiam as escarpas de Tianmen

Ao chegar no destino, é possível andar por estreitos corredores construídos nas escarpas rochosas.

Mais um ângulo do Teleférico de Tianmen

Uma curiosidade sobre o Portal de Tianmen é a história contada pelos moradores locais de que ele está se "movendo". Décadas atrás, ela podia ser vista a partir da cidade, mas agora não mais. Alguns geólogos explicam que a erosão ao longo do tempo faz com que a caverna altere sua posição original, mas há controvérsias.

Os 999 degraus para chegar ao "Portal dos Céus"
O número 9 representa a vida eterna na cultura chinesa

Aos corajosos e animados turistas, também é possível subir os 999 degraus que separam a entrada do Parque até o Portal de Tianmen. Vale lembrar que o número "9" é o mais sagrado da cultura chinesa, e simboliza a vida eterna..

Os cenários de Avatar foram inspirados nas paisagens de Tianmen

Aos privilegiados que tiveram a oportunidade de visitar esta desconhecida atração do gigante asiático, fica a certeza de que estiveram no limiar entre o Céu e a Terra, de onde 1.500 anos de história passam em um segundo.

Uma paisagem única no mundo

Localização de Zhangjiajie, na China Central