sábado, 7 de abril de 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Truques para você brincar com seu cérebro e deixá-lo piradão


No começo isso pode parecer uma piada de mau gosto. A experiência é a seguinte: Sintonize o rádio em uma estação que reproduza estática. Em seguida, deite-se em um sofá, apague as luzes e com uma fita dupla e duas metades de uma bolinha de pingue-pong, cubra seus olhos colando as metades das bolinhas conforme mostra a figura acima ( tome cuidado na hora de cortar a bolinha e colar para não se machucar). Dentro de minutos você deve começar a sentir um bizarro conjunto de distorções sensoriais.

Algumas pessoas vêem os cavalos galopando nas nuvens, outras ouvem a voz de um parente morto e logicamente algumas não conseguem ver nada e pegam no sono. Acontece que a mente da maioria das pessoas é viciada em sensações de modo que quando há poucas sensações (que é a finalidade de bolas de ping pong e estática, bloqueando os sentidos) o seu cérebro acaba por inventar suas próprias.

Espante a dor
 
Você vai pensar: “Ah não! Essa não dá para engolir!” Mas o que eu posso fazer, são dados científicos. Recentemente, o Instituto de Pesquisa da Universidade de Oxford levou à descoberta de um novo assassino de dor – o binóculo invertido.
Os cientistas demonstraram que os indivíduos que olharam suas mãos feridas pelo lado errado do binóculo ( fazendo com que tivessem a sensação que a mão estava menor) experimentou significativamente menos dor e menor grau de inchaço. Segundo os pesquisadores, isso demonstra que até mesmo as sensações corporais básicas tais como a dor são moduladas por aquilo que observamos. Então da próxima vez que você topar com o seu dedão no bidê ou cortar um dedo, faça um favor a si e desvie o olhar!

Confundido a Propriocepção
Isso requer duas cadeiras e uma venda. A pessoa vestindo a venda deve se sentar na cadeira de trás, olhando para as costas da pessoa sentada na frente. A pessoa de olhos vendados, em seguida, estende o braço e coloca a mão no nariz da outra pessoa. Ao mesmo tempo, ele deve colocar sua mão sobre o seu próprio nariz e começar a acariciar os dois narizes ao mesmo tempo. 
Após cerca de um minuto, mais de 50% das pessoas relatam que seu nariz está incrivelmente longo. Por esse motivo este efeito é chamado Efeito Pinóquio.
O efeito Pinocchio é uma ilusão que dá a impressão o nariz está crescendo mais e mais, como aconteceu com o personagem literário, Pinocchio, quando ele contava uma mentira. É uma ilusão de Propriocepção, estudada por Lackner em 1988.

Confundido sua Mente

 
Levante o pé direito alguns centímetros do chão e, em seguida, comece a move-lo em sentido horário. Enquanto estiver fazendo isso, use um dedo indicador direito e desenhe um número 6 no ar. Seu pé vai girar em sentido anti-horário e não há nada que você possa fazer sobre isso!
O lado esquerdo de seu cérebro, que controla o lado direito do corpo, é responsável pelo ritmo e o tempo de execução. O lado esquerdo de seu cérebro não consegue lidar com a operação de dois movimentos ao mesmo tempo e por isso combiná-los em um único movimento. Certas pessoas conseguem lidar com isso, porém é muito raro e por vezes resultado de um treinamento intensivo, como é o caso do Jô Soares que segundo dizem, consegue escrever com as duas mãos ao mesmo tempo coisas diferentes.

 Confundido a visão

Quantos pontos pretos existem nessa figura?
Os Blocos do centro são perfeitamente quadrados ou não?
A imagem desfocada está se movendo?
   
 O Som “20s” 18000Hz


Quer tentar escutar o “20S”, clique AQUI: Sinewave 18000Hz (em 20s)
Tente ouvir este som. Ele é chamado de “20s”, o som que apenas uma faixa etária pode ouvir. É uma onda de 18.000 Hz (em comparação, um apito de cachorro está na faixa de 16.000 – 22.000 Hz – o que significa um cão pode ouvir este som também). Este som é utilizado por alguns adolescentes como toque de seu celular para que apenas eles (e outros de sua faixa etária é claro) possam dizer quando o telefone está tocando. Na Inglaterra, por exemplo, quando as autoridades desejam expulsar os adolescentes de certos lugares, ocasionalmente utilizam esse artifício, colocando esse som em altíssima intensidade para incomodá-los (visto que só eles poderão ouvir).
O ouvido interno dos seres humanos têm um design funcional para ouvir os sons em uma faixa de freqüência. Audição não é uma mera função de ouvidos, mas sim um conjunto entre ouvido e algumas regiões do cérebro. Conforme as pessoas envelhecem, perdem a habilidade de ouvir sons mais agudos _ que é a razão pela qual apenas jovens poderem ouvir este som – é muito elevado para a maioria das pessoas com idade superior a 20.

Confundido seu Fotorrecepção
Olhe para o ponto central (sinal) da imagem em preto e branco por pelo menos 30 segundos e depois olhe para uma parede perto de você, você vai ver um ponto brilhante … ou não (algumas pessoas não enxergam nada, outras enxergam outra coisa)
Olhe para o olho do papagaio, enquanto você conta lentamente até 20, logo em seguida olhe para a gaiola vazia. A imagem tênue de um pássaro azul-verde deve aparecer na gaiola. Tente a mesma coisa com o cardeal verde, e uma ave magenta fraco deve aparecer.
Quando uma imagem é observada por um determinado período de tempo (geralmente em torno de 30 segundos) e, em seguida substituído por um campo em branco, o efeito chamado de pós-imagem acontece. A explicação comum dada para uma pós-imagem é a de que os fotorreceptores (cones e bastonetes) do olho ficam “cansados”, e por isso não funciona tão bem quando os fotorreceptores estão no seu estado normal, sem ser afetados pela fadiga (a “fadiga” é realmente causado pela descoloração temporária dos pigmentos sensíveis à luz contido dentro da fotorreceptores) Isso resulta em informações que são fornecidas pelos fotorreceptores por causa do desequilíbrio, fazendo com que essas imagens apareçam. Normalmente o equilíbrio retorna entre 10 a 30 segundos e por isso que as imagens vão desaparecendo do seu campo de visão.

Vontade de fazer xixi? Pense em sacanagem...

Pensar em sexo mantém o cérebro ocupado, por isso o desconforto parecerá menor. Temos dois impulsos da urina. Quando a bexiga expande, gera um estímulo de urinar, chamado primeiro estímulo, que é suprimível. Agora há um segundo, que é quando a bexiga está com seu volume máximo suportável. Se for esse o caso, aí não adianta pensar em nada.



   Confundido sua Percepção
Dê uma olhada para a menina girando. Você vê ela girando no sentido horário ou anti-horário? Na verdade a rotação pode ser ligada as duas direções, embora seja difícil para muitas pessoas perceber isso. Bom, para não acabar com a diversão, não irei contar o segredo. Faça uma tentativa.
A “menina da rotação”é uma forma de a ilusão de movimento rotacional. A imagem não está objectivamente “girando” em um sentido ou outro. É uma imagem bidimensional que está simplesmente se deslocando para trás e para frente. 
Mas nosso cérebro não evoluiu para interpretar representações bidimensionais do mundo, visto que passamos nossas vidas em um mundo tridimensional (ou quadridimensional, se você considerar o tempo como parte do conjunto). 

Portanto, a interpretação visual assume que estamos olhando para uma imagem 3-D e usa pistas para interpretá-la como tal. Sem pistas adequadas, nosso cérebro decidi arbitrariamente o melhor ajuste – uma imagem 3D girando no sentido horário ou anti-horário. E uma vez que este ajuste é escolhido, a ilusão é completa -, vemos uma imagem 3-D rodando.
Agora que você leu o texto, vou contar o segredo: Ao olhar ao redor da imagem, concentrando-se na sombra ou alguma outra parte, você pode forçar o sistema visual a reconstruir a imagem e assim dando a alternativa para a escolha da direção oposta, e logo a imagem irá girar no sentido oposto aquele que você inicialmente enxergou.

quarta-feira, 4 de abril de 2012


Motivos para você não tomar refrigerante


A essa altura dos acontecimentos, com certeza você está cansado de saber que refrigerante faz muito mal. Sem nenhum valor alimentício, essa água açucarada engorda, leva à obesidade, câncer e diabetes, além de outros vários males que não recebem muita atenção nas discussões sobre saúde, mas que mostramos neste artigo, esperando levar você para os sucos naturais, chás e outras bebidas saudáveis. Veja a seguir:
ENVELHECIMENTO ACELERADO
Tanto faz normal, diet, light  ou zero, não importa, TODOS os refrigerantes contêm fosfato, ou ácido fosfórico, uma substância que dá à bebida o seu sabor típico e aumenta o tempo de vida dela. Em excesso ele pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose. Mais do que isso, um estudo provou que provoca o envelhecimento precoce e acelerado. A pesquisa demonstrou que os níveis de fosfato fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que outros cuja alimentação tinha níveis normais da substância.
PODE CAUSAR CÂNCER
O Centro de Ciências para o Interesse Público solicitou à Administração de Alimentos e Drogas americana que proibisse o corante artificial caramelo usado na fabricação da Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons. A razão foi que dois contaminantes na coloração, metilimidazole e metilimidazol, causaram câncer em animais. De acordo com uma lista de 65 produtos químicos sabidamente causadores de câncer, bastam 16 microgramas de metilimidazol ao dia, por pessoa, para representar uma ameaça de câncer. E atenção: qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.
APODRECE OS DENTES E PROVOCA PROBLEMAS NEUROLÓGICOS
Dentistas norte americanos deram o nome de um refrigerante para uma doença que eles observam em enorme quantidade de crianças que o bebem – “Boca Mountain Dew”. As crianças acabam com a boca cheia de cáries causadas por níveis de açúcar em excesso. Além disso, um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, usado pelos fabricantes para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico usado como retardador de chamas em plásticos.  O produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades.
LATAS TÓXICAS
Mas não é somente o refrigerante em si que causa problemas. As latas de alumínio onde eles são acondicionados são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagirem com o metal. A BPA prejudica os hormônios e tem sido associada a tudo, desde a infertilidade e a obesidade até a algumas formas de câncer. E, enquanto a Pepsi e a Coca-Cola estão envolvidas numa guerra para ver qual delas será a primeira a criar uma garrafa de plástico 100% baseada em plantas que elas anunciam como “sem BPA”, nenhuma empresa se mostra disposta a retirar a substância das latas de alumínio.
POLUIÇÃO DA ÁGUA
Os adoçantes artificiais usados nos refrigerantes diet não se desmancham em nosso organismo, nem o tratamento de águas residuais consegue separá-los, antes que contaminem os cursos de água. Em 2009, cientistas suíços testaram amostras de água tratada, rios e lagos da Suíça e detectaram níveis de acessulfame K, sucralose e sacarina em todos, substâncias usadas em refrigerantes diet. Um teste recente em reservatórios de água municipais nos Estados Unidos também revelou a presença de sucralose em todos eles, que além de fazer mal aos humanos, interfere com os hábitos de alimentação de muitos organismos.

terça-feira, 3 de abril de 2012