Seja bem-vindo. Dedicado a assuntos diversos para elucidar fatos e textos com uma pitada de humor.
sábado, 8 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Inglês online
A dica que de hoje refere-se a cursos online. Muitas pessoas desejam aprender inglês, mas por falta de tempo não podem fazer isso. A internet se tornou um divisor de águas porque proporciona que cada um encontre da melhor maneira possível cursos gratuítos ou pelo menos meios de aprender alguma coisa com mais facilidade.
Sendo o inglês uma língua muito usada no mundo resolvi colocar aqui alguns sites que podem ser úteis. Espero que sejam de grande valor para todos. Aproveitem.
Englishtown.
Recomendo o Englishtown com empenho.
Esse curso não chega ao padrão de excelência do Englishtown, contudo ele ajudou a ampliar meu vocabulário. Nele, estudantes estrangeiros ajudam você no quesito pronúncia, leitura e escrita. E se você tiver tempo, ainda pode aprender francês, alemão, espanhol e outras línguas. Inclusive tem até português para estrangeiros. Recomendo o site. É bom.
Sendo o inglês uma língua muito usada no mundo resolvi colocar aqui alguns sites que podem ser úteis. Espero que sejam de grande valor para todos. Aproveitem.
Englishtown.
Aprendendo inglês de forma grátis
Livemocha.Esse curso não chega ao padrão de excelência do Englishtown, contudo ele ajudou a ampliar meu vocabulário. Nele, estudantes estrangeiros ajudam você no quesito pronúncia, leitura e escrita. E se você tiver tempo, ainda pode aprender francês, alemão, espanhol e outras línguas. Inclusive tem até português para estrangeiros. Recomendo o site. É bom.
Como memorizar palavras estrangeiras
Há sites que preparam “flash cards” na Internet. Um excelente site para isso é o Wordsteps. Neste site, há 10 tipos diferentes de técnicas que ajudam você a aumentar e fixar um novo vocabulário inglês, espanhol, francês, russo, chinês, italiano, alemão e japonês. Excelente.
Outro podcast que gosto muito está no site Quick and Dirty Tips. São os podcasts Grammar Girl produzidos por uma professora norte-americana, que dá aulas de inglês para nativos. Ou seja, o ritmo é aceleradíssimo e sem preocupação com estrangeiros que estão aprendendo o idioma
Aprendendo inglês com vídeos
Vez ou outra, também vejo vídeos para aprender inglês. Não gosto de ver filmes longos. Então, prefiro ver os vídeos curtos legendados e traduzidos no site Yappr. Meu amigo e minha amiga, o conteúdo desse site também é excelente. Dê uma olhada. Você não vai se arrepender.
Sites brasileiros para aperfeiçoar seu inglês
Se você é tradutor ou precisa fazer traduções mais precisas, há três excelentes blogs brasileiros que precisam estar obrigatoriamente em sua pasta de favoritos. São eles Inglês na Ponta da Língua, Tecla Sap, English Experts e Inglês Verde Amarelo. Veja detalhes.
O Inglês na Ponta da Língua é assinado pelo Prof. Denilso de Lima, que também é o autor de dois livros que tratam das peculiaridades da língua inglesa: Por que É Assim e Não é Assado? e Inglês na Ponta da Língua.
Já o blog Tecla Sap é subscrito pelo famoso intérprete Ulisses Wehby de Carvalho que, vez ou outra, é convidado a participar do Programa do Jó, para apresentar dicas, dar sugestões e contar fatos curiosos referentes ao mundo da interpretação. Em abril de 2009, postamos um artigo referente a falsos cognatos, no qual assistimos a um vídeo do intérprete Ulisses dando dicas de inglês. Procure mais vídeos de ele dando dicas de tradução no Youtube.
Por sua vez, o site Inglês Verde e Amarelo é assinado por um americano que fala português e, por isso, ele consegue entender com mais profundidade as dificuldades do brasileiro para aprender inglês. O autor dá dicas de pronúncia e apresenta vocabulários específicos para que o aluno brasileiro fale com um vocabulário mais natural e preciso. No site, há também uma enorme comunidade de estudantes que trocam experiências, tiram dúvidas, etc. Eis o site:
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Coisas que você não sabia sobre o Chaves.
Lançado no iníco dos anos 70, o seriado Chaves (El Chavo del Ocho) se tornou conhecido no mundo inteiro, originando fãs de todas as raças e idades. Apesar do enorme sucesso, muitas brigas e desentendimentos entre os atores do elenco acabaram resultando no fim do programa. Abaixo, você confere os escândalos e curiosidades desta fantástica série!
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
ARGHHHH!!!
Outro dia eu postei aqui um vídeo que mostrava uma pessoa fazendo tratamento de espinhas com baratas.
É claro que não foi uma coisa muito bonita, mas observando alguns vídeos eu tive a certeza que isso ainda poderia ser bem pior do que uma simples barata. Assim, se você tiver sangue frio veja alguns exemplos raros de espinhas que encontrei nesses vídeos. Aqui fica um recado, se não quiser ver tudo bem, porque algumas imagens são no mínimo nojentas.
Calma ainda tem pior...
"Puro merengue"
O campeão dos campeões - se chegou até aqui, você merece ver isso.
Uma nota de rodapé sobre judeus, nazistas, ouro e cientistas geniais
Créditos: by Robert Krulwich
Em 1943 uma irritante (para os nazistas) ponte-aérea estava em plena atividade: Entre a neutra Suécia e a Inglaterra uma série de De Havilland Mosquitos como o da foto transportavam cargas de rolamentos de precisão para a Inglaterra.
Adaptado de seu propósito original de caça-bombardeiro, entre as diversas variações estava a de carga, que mantinha as características revolucionárias da aeronave, voando alto e rápido demais para ser interceptado pela Luftwaffe. Só que dessa vez o Mosquito voava baixo. Arriscado, mas uma decisão do piloto que pode ter mudado o destino da Guerra.
O Mosquito estava adaptado para levar no compartimento de bombas um passageiro. Com pára-quedas, máscara de oxigênio e uma lâmpada de leitura, um sujeito poderia viajar –deitado- se fosse caso de extrema necessidade. Era, mas o passageiro VIP, a Carga Preciosa (como aprendemos nos videogames) não respondia ao contato pelo sistema de rádio interno.
Temendo o pior, o piloto nivelou muito abaixo dos 8.839m de altitude máxima atingida pelo Mosquito, confiando que voar baixo a 610Km/h seria suficiente para evadir os alemães. Para sorte do mundo e do físico Niels Bohr, foi.
No compartimento de bombas Bohr dormia feito um bebê, depois de ter apagado pela falta de Oxigênio –não colocou a máscara direito- e nem percebeu que quase morreu. Talvez tenha até sonhado com dois grandes frascos abandonados em seu antigo laboratório em Copenhague.
1940
Antes de Pearl Harbour, quando para boa parte do mundo a 2a Guerra era um problema distante a Europa já literalmente pegava fogo. A perseguição aos judeus e outros indesejáveis corria solta na Alemanha. A medida que países eram anexados no trágico jogo de War do Tio Adolph aumentava o jogo de gato e rato, com gente fugindo em busca de asilo.
Na Dinamarca Niels Bohr, ganhador do Prêmio Nobel da Física de 1922 e um dos papas da Teoria Quântica militava abertamente em prol dos cientistas judeus alemães, conseguindo trazer um monte deles para a segurança relativa do país, de forma Legal ou não.
Só que Hitler também anexou a Dinamarca, e Bohr tinha um problema. Na verdade vários. Ser um cientista de renome mundial concedia certa imunidade, mas o fato de ser filho de mãe judia (o pai cristão seria devidamente esquecido pela Gestapo) não pegaria bem, nem seu apoio a dissidentes e fugitivos do Reich.
Também não ajudaria em NADA o fato de que ele estava de posse de duas medalhas do Prêmio Nobel, pertencentes ao oposicionista Max von Laue e ao judeu James Franck, alemães vendedores do prêmio de Fìsica de 1914 e 1925, respectivamente.
Uma Ordem Geral tornara crime punido com morte tirar da Alemanha qualquer quantidade significativa de Ouro, e ele estava de posse de duas medalhas com 175 gramas de Ouro 23 quilates, com os NOMES dos cientistas laureados. Cada uma HOJE vale só pelo peso em Ouro US$9 mil.
Elas haviam sido enviadas para Bohr justamente para evitar que caíssem em mãos nazistas, mas as tropas da SS marchavam pela cidade. Ele seria preso, executado e para piorar as medalhas seriam derretidas e usadas para comprar bombas ou coisa que o valha.
“Eu preciso dissolver essas medalhas”
A idéia de enterrar ou esconder as medalhas foi rapidamente descartada. Os nazistas iriam vasculhar tudo em busca de material comprometedor. A saída veio da mente de Georgy de Hevesy, um grande químico húngaro que trabalhava no laboratório de Bohr, e viria a ganhar o Nobel em 1943 por seu trabalho com marcadores radioativos.
Ouro é um dos metais mais estáveis, não reage à maioria dos ácidos, não é solúvel em quase nada, por isso era usado em amálgamas dentárias e implantes. Só que há uma substância em especial capaz de realizar a proeza: Água Régia, uma mistura de uma parte de ácido nítrico com três partes de ácido clorídrico.
É uma reação lenta, ainda mais com medalhas de 175g, mas os dois conseguiram terminar antes da chegada das tropas, e no lugar de dois blocos comprometedores de Ouro, terminaram com um par de grandes frascos repletos de um líquido corrosivo, mal-cheiroso e laranja-escuro, quase marrom.
A reação forma Cloreto de Ouro, AuCl3 uma substância hidrossolúvel que não se parece nada com Ouro.
Colocados em uma prateleira, os frascos não-marcados foram deixados de lado, enquanto Bohr sobrevivia a entrevistas com a Gestapo, prosseguia em suas atividades subversivas em prol dos fugitivos do Reich e aguentava até 1o de Outubro de 1943, quando Hitler ordenou que todos os judeus da Dinamarca fossem presos e deportados. Com ajuda da resistência mais de 8000 fugiram para a Suécia, inclusive Bohr.
Lá, contatado pela Inteligência Britânica aceitou trabalhar no projeto nuclear inglês, quando embarcou no Mosquito para Londres, em sua quase desastrosa viagem.
Logo depois ele foi transferido para o Projeto Manhattan em Los Alamos, onde foi peça fundamental.
Depois do Dia D Bohr voltou para Copenhague, para encontrar uma universidade depredada e saqueada, com muito de valor destruído ou roubado, mas para surpresa dele e de Georgy de Hevesy no armário, ainda intactos estavam os frascos com o Cloreto de Ouro.
“Na Natureza nada se perde”
A simples adição de água oxigenada bastou para fazer com que o Ouro se precipitasse. Recolhido foi enviado para a Comissão Nobel, em Estocolmo, onde novas medalhas foram cunhadas e em uma cerimônia em 1950 devolvidas aos dois cientistas.
Por 5 anos os nazistas procuraram as medalhas do Prêmio Nobel de um físico judeu e outro oposicionista ao Reich, mas a falta de conhecimento científico os tornou incapazes de perceber que elas estavam debaixo de seus narizes.
O Conhecimento venceu o medo e o terror, a força bruta ficou impotente diante da Inteligência. Para todos os soldados frustrados que revistaram os laboratórios incontáveis vezes foi como se uma capa de invisibilidade tivesse sido jogada sobre as medalhas. Em parte é verdadeiro, afinal como disse Sir Arthur Clarke, “toda tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia”.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Coisas incomuns no nosso mundo.
Assim é nosso planeta, cheio de coisas diferentes, e ainda tem gente que reclama da vida...
A pequena Natalie Hayhurst não gosta de comer chocolates ou doces, ela prefere lâmpadas e tijolos, e chega a comê-los como se fossem simples biscoitos.
Esse estranho hábito de comer objetos não comestíveis é causado por uma rara doença, segundo informou o site The Sun.
Esse hábito é tão danoso para ela, que quando tinha três anos, esteve muito perto de morrer após comer uma lâmpada. Enquanto seus pratos favoritos são pedras e paus, Natalie chegou a comer um tijolo inteiro, “como se fosse um biscoito de chocolate”. Sua mãe, a senhora Collen, de 31 anos, disse que todos os dias ela trava uma constante batalha de vontades, tentando evitar que sua filha coma algo que possa ser fatal.
Sua mãe disse: “ela não come vidro, pois dói, mas vai ao jardim procurar pedras e paus para comer”.
“Embora minha filha saiba que essas coisas não são boas para comer, os desejos são muito fortes para uma menina de três anos e meio, e ela não consegue se controlar”, afirma.
Collen explica como descobriu sua enfermidade. Ela conta que colocou Natalie na cama, e enquanto ela estava na cozinha, Natalie se levantou e tentou comer um pedaço de arame. Imediatamente, supôs que ela havia comido uma lâmpada, e não o arame. Levou-a ao hospital, onde passou a noite e lhe deram alta na noite seguinte. Natalie sofre de uma condição caracterizada por um apetite por substâncias não nutritivas. Desde que Natalie tentou comer a lâmpada, ela vive sob constante vigilância
Criança nasce com duas faces no Paquistão
Médicos do hospital Sagraga Família em Rawalpindi, estão tentando salvar a vida de um bebê que nasceu com dois rostos no Paquistão. O bebê tem dois pares de olhos, lábios, narizes e um par de orelhas. Devido à má formação, a criança se alimenta por tubos, tem graves problemas respiratórios e segundo os médicos tem baixas possibilidades de sobrevivência.
De acordo com relatos médicos, trata-se de uma anomalia congénita, causada muitas vezes por razões genéticas e em grande parte resultantes de casamentos entre primos.
Assinar:
Postagens (Atom)