sexta-feira, 2 de março de 2012


Extensões para Google Chrome – finalmente coisas úteis!

Desde janeiro de 2010, ainda na versão 4.0, o Google Chrome oferece oficialmente extensões – coisa que o Firefox já fazia há algum tempo e até hoje é motivo para muitos não trocarem de navegador. De lá pra cá quase nada que prestasse apareceu – eram basicamente atalhos pra sites do próprio Google (Gmail, YouTube…) ou joguinhos sem graça.
Hoje, quando fui instalar a extensão do imgur.com descobri que as opções melhoraram bastante! Eis alguns bons complementos que podem fazer seu Chrome ficar mais inteligente, funcional e divertido.
Antes de mais nada, entre na galeria de extensões. Ficou bonita, lembrando um pouco o Market do Android e o Metro do Windows Phone. Ok, ao trabalho:

Se você já precisou subir uma imagem para a Internet, provavelmente usou o Photobucket ou o Imageshack. O problema é que esses sites limitam o tráfego que uma imagem pode gerar (se ela for aberta muitas vezes, o sistema bloqueia) e também há limite de tempo (após algumas semanas a imagem é tirada do ar). O imgur.com ganha em não ter essas limitações e ainda ser extremamente simples, leve e bonito.
O método padrão é ir até o site para subir a imagem, mas se você quiser ainda mais praticidade, instale esta extensão no Google Chrome e depois disso é só clicar com o botão direito em qualquer imagem da Internet para ter a opção “rehost image” que a envia para o site e te devolve o link.

No Gmail, graças ao Lab “Movimentos do Mouse”, eu consigo ir para a mensagem seguinte simplesmente mantendo o botão direito do mouse pressionado e arrastando para a esquerda, em qualquer lugar da página. Fazendo o movimento para a direita vou para a mensagem anterior, e para cima volto para o índice de mensagens. Simples e rápido. De tanto usar isso já me peguei várias vezes tentando arrastar para os lados para voltar ou avançar uma página qualquer. Agora isso funciona.
A extensão Smooth Gestures traz uma série de gestos pré-configurados para avançar, voltar, abrir nova aba, fechar aba, recarregar, e por aí vai. Você pode ativar/desativar quantos quiser ou até mesmo criar seus próprios gestos. Eu desativei todos exceto avançar e voltar porque para os demais existem atalhos facilmente pressionáveis com a mão esquerda (que já fica permanentemente sobre o teclado).

O Gmail permite definir uma assinatura para suas mensagens, mas não tem todas as opções desta que é a única extensão que eu já usava há bastante tempo. Com ela é possível escrever livremente, com todos os recursos de formatação HTML, e ainda trazer automaticamente o último título de um RSS (como a última postagem de um blog) e ícones com atalhos para suas contas em redes sociais.
Outro recurso bastante útil é a configuração de assinaturas diferentes para e-mails diferentes, como o pessoal e o profissional. A extensão coloca automaticamente no Gmail, Hotmail, Yahoo! e AOL.

Sinceramente ainda prefiro o HootSuite, mas este também é um excelente cliente para Twitter para quem tem mais de uma conta. A extensão que tem notificações inclusive com áudio, roda direto no navegador, não é apenas um atalho.

Alguns sites de vídeos possuem a função “apagar as luzes” que escurece tudo em volta do player para tornar a visualização mais agradável. Com esta extensão isso ocorre em qualquer site, inclusive com a opção de escurecer de forma automática quando o vídeo inicia (e as luzes acendem quando o vídeo for pausado ou acabar).
Há também a opção de iluminação em volta do vídeo, com cor fixa ou cor automática no melhor estilo Amblight das TVs Philips. É uma pena que nem sempre funcione (de acordo com o próprio plugin isso acontece por definições de segurança de alguns sites – o Youtube parece ser um deles).

Alguns sites de downloads exibem irritantes propagandas ou páginas intermediárias ao invés de irem direto ao assunto. Este plugin promete solucionar o problema com um simples apertar de botão. Ainda não usei, mas está instalado por via das dúvidas.

As miniaturas do Facebook aumentaram nas últimas mudanças do site, mas ainda exigem um click na maioria das vezes para conseguir enxergar de verdade. A coisa piora quando a miniatura é de um site externo que vai abrir em outra aba. O que este plugin faz é exibir a imagem no seu tamanho original simplesmente ao passar o mouse sobre ela.

O TinEye já é um site conhecido com a função de tentar localizar a origem de uma imagem por semelhança, independente de Photoshop, ajustes de cores e cortes parciais. Se você quiser agilizar essa pesquisa, uma vez instalado o complemento é só clicar o botão direito sobre a imagem a ser buscada e ir na opção “Search image on TinEye”

Como não tenho o costume de jogar no computador, passei direto por essa categoria, mas devo dizer que pelas imagens tem bastante coisa interessante, em 3D e tudo o mais, só que parecem ser atalhos para jogos na Internet, nada de fato instalado e offline.
Menção honrosa para duas ferramentas de produção que parecem muito interessantes para quem é do ramo: O Sumo Paint é um Photoshop/Glimp cheio de funções e completamente online (o vídeo demonstrativo me deixou boquiaberto), e o Audiotool é um programa de criação musical, cheio de aparelhos e samples.
 

quinta-feira, 1 de março de 2012

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012



10 Celebridades que foram adotadas


As pessoas abaixo foram adotadas quando crianças e se tornaram celebridades nas mais diferentes áreas. Algumas com histórias felizes e outras nem tanto.
adotados bill clinton
10 – Bill Clinton – O ex-presidente americano nasceu em agosto de 1946. Três meses antes, seu pai supostamente morreu em um acidente de carro. Quatro anos mais tarde sua mãe se casou com Roger Clinton, que adotou legalmente o garoto, dando-lhe seu sobrenome.
Andy Warhol Debbie Harry, c. 1980 (F&S IIIC. 53)  Unique Screenprint on Arches Aquarelle Paper 40 1/8 x 60 inches  Authenticated on verso by Estate of Andy Warhol.
09 – Debbie Harry – Nascida em julho de 1945 com o nome de Angela Trimble, a vocalista do Blondie foi adotada por um casal de Nova Jersey. Ela nunca procurou pelos pais biológicos.
adotados ray liotta
08 – Ray Liotta – Nascido em dezembro de 1954 na cidade de Nova Jersey, o ator foi o fruto de uma gravidez não planejada de uma mãe solteira. Ele afirmou se sentir rejeitado quando era criança e que isso o afetou desde então. Aos 51 anos contratou um detetive particular para achar sua mãe. Liotta achava que tinha alguma descendência italiana, mas isso não se comprovou ao conhecer sua mãe biológica. Ele descobriu que tinha um meio-irmão.
adotados faith hill
07 – Faith Hill – Nascida em setembro de 1967, a cantora foi filha de pais separados, que a deram para adoção poucos dias depois ao casal Ted e Edna Perry. Anos depois ela reencontrou a mãe biológica, mas ela veio a falecer pouco tempo depois. O pai biológico morreu em um acidente de carro quando a cantora tinha apenas 10 anos.
DR1014_Eric_CLAPTON 79942
06 – Eric Clapton – Ele na verdade nunca foi legalmente adotado. Sua mãe, Patricia, engravidou de um soldado canadense, alocado na Inglaterra, que tinha uma família no Canadá. Quando ela deu a luz o pai já havia voltado para a esposa e lhe deixado sozinha. Os avós resolveram criar Eric como se fosse seu filho, acreditando que Patricia era sua irmã mais velha. Ele descobriu tudo quando tinha 9 anos de idade. Segundo o cantor seu mundo emocional foi devastado.
adotados nelson mandela
05 – Nelson Mandela – O ex-presidente sul africano nasceu em julho de 1918. Era filho de um nobre da tribo Thembu, que foi fundamental na ascensão do amigo Jongintaba Dalindyebo ao trono da tribo. Quando o pai biológico de Mandela faleceu, vítima da tuberculose, Dalindyebo o adotou informalmente aos 9 anos de idade. Rolihlahla é o nome do meio de Mandela, que coloquialmente poderia ser traduzido como “encrenqueiro”.
adotados merilyn monroe
04 – Marilyn Monroe – Quem vê a atriz em fotos e filmes não imagina a infância conturbada que ela teve. Nos primeiros anos de sua vida passou pelo cuidados de sua mãe, que tinha problemas mentais, lares adotivos e orfanatos. Aos 11 anos de idade foi morar com Grace Mckee Goddard, amiga de sua mãe, mas 5 anos depois foi abandonada pelo casal, que se mudou deixando a garota para trás. Para escapar de uma volta ao orfanato ela se casou com seu vizinho James Dougherty semanas após completar 16 anos.
adotados john lennon
03 – John Lennon – Quando seu pai abandonou sua mãe, Julia, ela não queria (ou não podia) cuidar do garoto, que foi criado por sua tia Mimi. Quando ele era jovem uma tentativa conturbada de reaproximação com sua mãe foi tentada. O episódio é relatado no filme O Garoto de Liverpool . Quando atingiu o sucesso John comprou para Mimi um bangalô na costa da Inglaterra, onde ela viveu até sua morte.
adotados priscilla presley
02 – Priscilla Presley – Nascida em maio de 1945, era filha de um piloto da marinha, que morreu em um acidente quando ela ainda era um bebê. Sua mãe se casou novamente com um militar em 1948. Joseph Paul Beaulieu foi o único pai que Priscilla conheceu. Ele a adotou e Priscila viveu com a família até o casamento com Elvis.
adotados steve jobs
01 – Steve Jobs – O dono da Apple nasceu em fevereiro de 1945 e foi adotado dias depois pelo casal Paul e Clara Jobs. Eles o levaram para Mountain View, na Califórnia. Seus pais biológicos, o professor de ciências políticas Abdulfattah Jandali e a terapeuta da fala Joanne Simpson não eram casados na época. Depois do matrimônio eles tiveram uma filha, a escritora Mona Simpson. Ela e Jobs só se conheceram quando adultos.