sexta-feira, 2 de março de 2012


Extensões para Google Chrome – finalmente coisas úteis!

Desde janeiro de 2010, ainda na versão 4.0, o Google Chrome oferece oficialmente extensões – coisa que o Firefox já fazia há algum tempo e até hoje é motivo para muitos não trocarem de navegador. De lá pra cá quase nada que prestasse apareceu – eram basicamente atalhos pra sites do próprio Google (Gmail, YouTube…) ou joguinhos sem graça.
Hoje, quando fui instalar a extensão do imgur.com descobri que as opções melhoraram bastante! Eis alguns bons complementos que podem fazer seu Chrome ficar mais inteligente, funcional e divertido.
Antes de mais nada, entre na galeria de extensões. Ficou bonita, lembrando um pouco o Market do Android e o Metro do Windows Phone. Ok, ao trabalho:

Se você já precisou subir uma imagem para a Internet, provavelmente usou o Photobucket ou o Imageshack. O problema é que esses sites limitam o tráfego que uma imagem pode gerar (se ela for aberta muitas vezes, o sistema bloqueia) e também há limite de tempo (após algumas semanas a imagem é tirada do ar). O imgur.com ganha em não ter essas limitações e ainda ser extremamente simples, leve e bonito.
O método padrão é ir até o site para subir a imagem, mas se você quiser ainda mais praticidade, instale esta extensão no Google Chrome e depois disso é só clicar com o botão direito em qualquer imagem da Internet para ter a opção “rehost image” que a envia para o site e te devolve o link.

No Gmail, graças ao Lab “Movimentos do Mouse”, eu consigo ir para a mensagem seguinte simplesmente mantendo o botão direito do mouse pressionado e arrastando para a esquerda, em qualquer lugar da página. Fazendo o movimento para a direita vou para a mensagem anterior, e para cima volto para o índice de mensagens. Simples e rápido. De tanto usar isso já me peguei várias vezes tentando arrastar para os lados para voltar ou avançar uma página qualquer. Agora isso funciona.
A extensão Smooth Gestures traz uma série de gestos pré-configurados para avançar, voltar, abrir nova aba, fechar aba, recarregar, e por aí vai. Você pode ativar/desativar quantos quiser ou até mesmo criar seus próprios gestos. Eu desativei todos exceto avançar e voltar porque para os demais existem atalhos facilmente pressionáveis com a mão esquerda (que já fica permanentemente sobre o teclado).

O Gmail permite definir uma assinatura para suas mensagens, mas não tem todas as opções desta que é a única extensão que eu já usava há bastante tempo. Com ela é possível escrever livremente, com todos os recursos de formatação HTML, e ainda trazer automaticamente o último título de um RSS (como a última postagem de um blog) e ícones com atalhos para suas contas em redes sociais.
Outro recurso bastante útil é a configuração de assinaturas diferentes para e-mails diferentes, como o pessoal e o profissional. A extensão coloca automaticamente no Gmail, Hotmail, Yahoo! e AOL.

Sinceramente ainda prefiro o HootSuite, mas este também é um excelente cliente para Twitter para quem tem mais de uma conta. A extensão que tem notificações inclusive com áudio, roda direto no navegador, não é apenas um atalho.

Alguns sites de vídeos possuem a função “apagar as luzes” que escurece tudo em volta do player para tornar a visualização mais agradável. Com esta extensão isso ocorre em qualquer site, inclusive com a opção de escurecer de forma automática quando o vídeo inicia (e as luzes acendem quando o vídeo for pausado ou acabar).
Há também a opção de iluminação em volta do vídeo, com cor fixa ou cor automática no melhor estilo Amblight das TVs Philips. É uma pena que nem sempre funcione (de acordo com o próprio plugin isso acontece por definições de segurança de alguns sites – o Youtube parece ser um deles).

Alguns sites de downloads exibem irritantes propagandas ou páginas intermediárias ao invés de irem direto ao assunto. Este plugin promete solucionar o problema com um simples apertar de botão. Ainda não usei, mas está instalado por via das dúvidas.

As miniaturas do Facebook aumentaram nas últimas mudanças do site, mas ainda exigem um click na maioria das vezes para conseguir enxergar de verdade. A coisa piora quando a miniatura é de um site externo que vai abrir em outra aba. O que este plugin faz é exibir a imagem no seu tamanho original simplesmente ao passar o mouse sobre ela.

O TinEye já é um site conhecido com a função de tentar localizar a origem de uma imagem por semelhança, independente de Photoshop, ajustes de cores e cortes parciais. Se você quiser agilizar essa pesquisa, uma vez instalado o complemento é só clicar o botão direito sobre a imagem a ser buscada e ir na opção “Search image on TinEye”

Como não tenho o costume de jogar no computador, passei direto por essa categoria, mas devo dizer que pelas imagens tem bastante coisa interessante, em 3D e tudo o mais, só que parecem ser atalhos para jogos na Internet, nada de fato instalado e offline.
Menção honrosa para duas ferramentas de produção que parecem muito interessantes para quem é do ramo: O Sumo Paint é um Photoshop/Glimp cheio de funções e completamente online (o vídeo demonstrativo me deixou boquiaberto), e o Audiotool é um programa de criação musical, cheio de aparelhos e samples.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.