sexta-feira, 5 de abril de 2013


10 fatos que você não sabia sobre o ato de sonhar


10. Você esquece de 90% dos seus sonhos

Depois de 5 minutos acordado, você esquece metade dos seus sonhos. O famoso poeta, Samuel Taylor Coleridge, acordou de uma manhã, depois de ter tido um sonho fantástico. Pegou uma caneta e papel e começou a escrever a “visão de um sonho”, no qual tornou-se um dos mais famosos poemas ingleses: Kubla Khan.
Parte do poema havia sido escrito (54 linhas para ser mais exato), quando ele foi interrompido por uma pessoa. Coleridge voltou ao seu poema, mas não podia lembrar o resto do seu sonho. O poema nunca foi concluído.

 
9. Cegos também sonham
Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos com imagem. Pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos como sons, cheiro, toques e emoções. É difícil para uma pessoa que vê imaginar, mas a necessidade de sono é tão forte que o corpo é capaz de lidar com praticamente todas as situações físicas para que isso aconteça.

 
8. Sonhar previne psicose
Em um recente estudo, os alunos que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda conseguiram dormir por mais 8 horas, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas 3 dias. Quando finalmente foi permitido seu sono, recuperando o tempo perdido, aumentaram consideravelmente o percentual gasto na primeira fase.

 
7. Todo mundo sonha
Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica), mas homens e mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas. Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente sobre os homens e as mulheres. Além disso, tanto os homens como as mulheres relacionaram reações físicas aos seus sonhos mesmo que ele não seja sexual; os homens costumam ter ereções e as mulheres aumentam o fluxo de sangue vaginal.

6. Os sonhos não são exatamente sobre o que eles são

 Os sonhos falam em uma língua profundamente simbólica. A mente, inconsciente, tenta comparar o seu sonho a algo mais, que é semelhante. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, é provável que seja somente um símbolo.
5. Nem todos os sonhos são coloridos
12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante da população sonha com todas as cores. As pessoas também tendem a ter temas comuns em sonhos, como: escola, correndo devagar / no lugar, experiências sexuais, caindo, chegando tarde demais, uma pessoa que está viva – Aparecendo morta, dente caindo, voando, em um acidente de carro, etc.
Ainda não é conhecido se o impacto de um sonho relacionado à violência ou a morte é mais emocionalmente para uma pessoa que sonha em cores do que aquela que sonha em preto e branco.

 
4. Nós só sonhamos com o que conhecemos
Nossos sonhos estão frequentemente cheios de rostos estranhos – você sabia que sua mente não está inventando esses rostos? – eles são rostos de pessoas reais, que você viu durante sua vida, mas pode não saber ou se lembrar. O assassino do seu último sonho pode ser o cara que abasteceu o carro de seu pai quando você ainda era criança.
Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante nossas vidas, por isso, temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.

 
3. Pessoas que deixam algum hábito tem sonhos mais vívidos

 
As pessoas que fumaram por um longo tempo, e pararam, relataram ter sonhos mais vívidos do que o normal. Além disso, de acordo com o “Jornal de Anomalias Psicológicas”, em um grupo de 293 fumantes em abstinência entre 1 e 4 semanas, 33% relataram ter pelo menos 1 sonho que estava fumando. Na maioria dos sonhos, os indivíduos eram capturados pelos próprios fumantes e sentiram fortes emoções negativas, como pânico e culpa.

 
2. Estímulos externos invadem nossos sonhos
Chamado “incorporação no sonho”, é a experiência que a maioria de nós temos onde um som do mundo real é ouvido e incorporado no sonho, de alguma forma. O famoso quadro acima, de Salvador Dali, ilustra esse conceito.

1. Você está paralisado enquanto dorme

Acreditem ou não, o seu corpo está praticamente paralisado durante o sono. Segundo a Wikipédia, glândulas começam a fabricar um hormônio que as ajudam a induzir o sono e neurônios enviam sinais à coluna espinhal que fazem com que o corpo descanse e depois fique paralisado.

 
E têm mais:
1. Quando alguém estiver roncando, não está sonhando.
2. Bebês não sonham até a idade de 3 anos.
3. Se você for despertado fora do REM (Rapid Eye Movement – Rápido Movimento dos Olhos) está mais propenso a se lembrar do sonho, do que se for acordado de um sono noturno.

Como fica a cidade após uma erupção


Como fica uma cidade após a erupção de um vulcão próximo? Já pensou o tanto de cinzas que cai e forma uma grossa camada de sujeira. Vejam que incrível.

(01)


(02)


(03)


(04)


(05)



(06)


(07)


(08)


(09)


(10)


(11)


(12)


(13)


(14)


(15)



(16)


(17)


(18)


(19)


(20)

o?

quarta-feira, 3 de abril de 2013


Estudos que deixarão o seu dia mais triste





superimagem-megacurioso-786928683007842448_mega
O mundo moderno tem nos presenteado com tanta tecnologia que, às vezes, o bom mesmo é pensar que vivemos em um lugar dos sonhos. Mas nem tudo é assim tão simples. Da mesma maneira que a tecnologia nos ajuda, alguns outros fatores ficam em desvantagem e aí está o grande problema: criamos vilões de mãos dadas com nossos super-heróis favoritos.

1 – Nada de dividir a cama com seu animal de estimação!

Fonte da imagem: Pixabay
Apesar de ser um gesto fofo, dividir a cama com seu gato ou cachorro pode não ser tão bom assim. De acordo com estudo publicado em 2011, dormir com o seu animalzinho de estimação pode favorecer o transporte de bactérias responsáveis por algumas doenças chatas como meningite, amarelão e verminoses. O mesmo pode acontecer com quem costuma beijar seus animais. Manter seus animaizinhos vacinados e levá-los ao veterinário com frequência pode reduzir os riscos.

2 – Chega de comer massa crua!

Fonte da imagem: Pixabay
Esse é outro hábito bastante comum, especialmente entre as crianças que cismam em raspar a forma de massa de bolo. O problema está na Salmonella, aquela bactéria vilã encontrada em ovos crus. O que pouca gente sabe é que o ovo cru não está sozinho no caminho do mal; ele parece vir acompanhado, em alguns casos, da farinha de trigo, que também não deve ser comida crua. Guarde a colher e encha a tigela de água. Está proibido comer o que sobrou da massa do bolo.

3 – Exercícios parecem não ajudar tanto assim na perda de peso.

Fonte da imagem: Pixabay
Parece mentira, mas é o que afirmam duas pesquisas realizadas recentemente. De acordo com os estudos, o que comanda mesmo a perda ou o ganho de peso é o metabolismo e ele é diferente de pessoa para pessoa. Esse estudo mostra também que o funcionamento do metabolismo costuma diminuir conforme o corpo perde peso, desacelerando o processo de emagrecimento.
A conclusão é a de que comer menos é mais eficiente do que praticar exercícios quando o assunto é perder os quilinhos extras. De qualquer forma é sempre bom lembrar que a prática regular de atividades físicas é recomendada para muitos outros fatores de saúde além da perda de peso. Portanto, nada de cancelar a academia!

4 – Celulares devem ficar desligados à noite

Fonte da imagem: Shutterstock
Ou pelo menos você deve evitar usá-los quando já está deitado. Isso tudo porque pesquisadores acreditam que a exposição excessiva à luz de celulares pode aumentar o risco de câncer de mama, depressão e obesidade. De acordo com a Associação Médica Americana, a alta exposição à luz artificial desregula o funcionamento do corpo humano e suprime o hormônio melatonina, responsável pelo sono.

5 – Bronzeamento artificial vicia

Fonte da imagem: Shutterstock
Outro estudo maluco descobriu que pessoas acostumadas a fazer bronzeamento artificial apresentam a mesma alteração nos centros cerebrais de recompensa que ocorre com quem é viciado em algum tipo de droga. Os pesquisadores aconselham usar spray bronzeadores, uma forma mais segura de manter a coloração tropical na sua pele.

6 – Adeus, Bob Esponja

Fonte da imagem: Reprodução/Nicklovers
Parece que o nosso amigo do fundo do oceano é responsável por uma alteração comportamental em crianças de até quatro anos de idade. A melhor opção de desenhos animados para os pequeninos é a série Caillou. Segundo pesquisa publicada no jornal americano Pediatrics, nove minutos diante do Bob Esponja afetam as habilidades de aprendizagem, autocontrole e comportamento em crianças nessa faixa etária.

7 – Bebidas açucaradas causam aumento de peso

Fonte da imagem: Pixabay
Parece óbvio, mas é importante que isso seja dito, principalmente porque muitas pessoas acreditam que comprar aquele suco “natural” de caixinha vai ser um bom investimento. Não vai. Tanto sucos quanto refrigerantes contêm muito açúcar em sua fórmula. Um estudo publicado no Jornal de Medicina de Nova Inglaterra comprova que mesmo quem consome quantidades pequenas pode ganhar peso.
  • Fonte Mother Nature Network

Jogos atuais em versões para o Atari


Só quem jogou videogame no famoso Atari vai lembrar de como era decepcionante a diferença entre a ilustração do cartucho e o jogo propriamente dito. Passávamos horas na loja imaginando como seria aquele jogo, baseando nossas expectativas unicamente em uma ilustração maravilhosa, e depois passávamos mais tantas horas nos divertindo com meia dúzia de pixels pulando pra lá e pra cá. Por essa nostalgia, é muito bacana a galeria abaixo, que mostra como seriam os cartuchos dos jogos atuais.