sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Origens de algumas superstições


Algumas superstições fazem parte do nosso dia-a-dia e nem percebemos. Por isso, elaboramos um top 10 com as origens de toda essa crendice popular para que vocês possam “matar” a curiosidade e saber da onde surgiu tamanha criatividade.

Sexta-feira 13


A superstição tem sua origem em uma lenda protagonizada pela deusa do amor cujo nome é Friga. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa e exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a se reunir, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras para rogar praga sobre a humanidade. Na Europa, a superstição é reforçada pelo relato bíblico da última ceia, quando haviam 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de cristo – que aconteceu em uma sexta-feira.

                                         Bater três vezes na madeira


A origem mais provável pode estar no fato de os raios caírem com frequência sobre as árvores. Os povos antigos teriam interpretado este fato como sinal de que as árvores seriam a morada terrestres dos deuses. Assim, toda vez que se sentiam culpados por alguma coisa, batiam no tronco para chamar a divindade e pedir perdão.

                                                 Passar debaixo da escada


Alguns acreditam que a superstição surgiu na Europa Medieval. Quando um castelo era atacado, a ponte era recolhida. Um dos únicos meios de invadir era usar as escadas. A defesa para estes ataques era derramar óleo quente ou passar piche nos muros do castelo. Quem segurava as escadas geralmente recebia um banho mortal. Portanto, segurar uma escada por debaixo passou a significar má sorte.

                                                          Gato preto


No mundo do misticismo os gatos são portadores de poderes mágicos superiores ao do homem. Na Idade Média, as bruxas converteram o gato preto em um elemento para efetuar rituais e feitiços. Este fato representa o conflito que existia entre a igreja, a cruz e as práticas pagãs da bruxaria.

                                                   Quebrar um espelho


É provável que esta crendice obedeça à ideia de que nosso reflexo é a outra versão do original. Portanto, se causarmos defeitos no espelho, causamos a nós mesmos. Assim, quebrar o espelho é fazer o mesmo com a alma. O período de sete anos de azar se deve à crença de que o corpo experimenta uma mudança na constituição fisiológica a cada sete anos.

                                 Abrir o guarda-chuva dentro de casa


A origem deste temor se remonta a época em que os reis orientais e africanos usavam sombrinhas para proteger-se dos raios solares. Devido a sua conexão com o astro rei e também porque sua forma simboliza o disco solar, abrí-lo em um lugar sombreado, fora dos domínios do sol, era considerado sacrilégio.

                                                       Cruzar os dedos


Quando se formula um desejo, conta-se uma mentira ou frente a algum perigo, é costume cruzar os dedos. O gesto que evoca uma cruz afasta as influências maléficas, segundo os supersticiosos. Desde os tempos do cristianismo, colocar o polegar sob os outros dedos ou fazer figa, afastava os fantasmas e maus espíritos.

                                                          Ferradura


Essa superstição nasceu, possívelmente, pela comparação. A ferradura dá ao cavalo firmeza, estabilidade e ritmo no passo. A ferradura na porta chamaria a prosperidade em negócios e pretensões, como também proteção, defesa e conforto. Na França, Inglaterra, Itália e na Península Ibérica, acredita-se firmemente que a ferradura, encontrada por acaso, seja uma oferta do destino favorável.

                                                         Derramar sal


Desde a Grécia antiga, o sal teve um grande poder simbólico: procede da mãe Terra, do mar, as lágrimas e as salivas são salgadas. Além de conservar, condimentar e enriquecer os alimentos.


                                          Colocar flores nas sepulturas


Na atualidade, enfeitam-se as sepulturas com flores como mostra de afeto, mas essa não era a intenção original. A coroa circular, colocada sobre a tumba ou a porta principal do cemitério, encerrava simbolicamente o espírito e impedia-o de voltar.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


O mundo criativo dos Paper Toys



Garoto fotógrafo, Publicitário13
Confira alguns Paper Toys muito criativos

O mundo criativo dos Paper Toys

Paper Toys remontam a tempos antigos. A história dos Paper Toys pode ser rastreada até a arte do origami. No entanto as raízes do origami são da China e se espalhou para o Japão por volta do século VI. O ofício era apenas para os ricos em primeiro lugar, porque o custo do papel era muito alto. Eles descobriram maneiras úteis de usar o papel dobrado. Por exemplo, dobrá-lo com tiras de carne seca ou peixe e este foi chamado Noshi, que era um símbolo de boa sorte. Também, muitas vezes embrulhar os copos de vinho em um casamento em forma de borboleta para representar a noiva e o noivo. Conforme o tempo passava pelos novos métodos de fabricação de papel o custo reduziu. Isto permitiu que a arte do origami fosse acessível a todas as pessoas.

Paper Toys modernos são criados no computador para serem impressos e posteriormente montados com cola e tesoura. Existem muitos sites e blogs onde estes downloads estão disponíveis. Há uma grande variedade de modelos em branco, que pode ser baixado e personalizado também.

Wall-e paper toy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Wall-e papertoy

Jeep Willys paper toy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Jeep Willys

Zombie paper toy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Zombie e seu mascote 

Tartarugas ninja paper toy, Publicitário13
Faça download e monte suas Tartarugas ninjas

Darth Vader paper toy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Darth Vader

Caça fantasmas papertoy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Caça fantasmas

Camaro 1976 papertoy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Camaro 1976

De volta para o futuro papertoy, Publicitário13
Faça download e monte o seu De Lorean com Marty McFly

Vespa papertoy, Publicitário13
Faça download e monte a sua Vespa

Luchador papertoy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Luchador

Like Facebook papertoy, Publicitário13
Faça download e monte a sua Like hand do Facebook

Fotógrafo papertoy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Garoto Fotógrafo

Hurley Lost papertoy, Publicitário13
Faça download e monte o seu Hurley

Mais de 1200 papertoys para download no Papertoy

terça-feira, 28 de agosto de 2012


18 propagandas que fizeram sucesso


Campanhas criativas que fizerem sucesso.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Já é possível baixar objetos físicos pela Internet! (continuação).


Já publiquei aqui no blog um post que fala de uma impressora 3D. O assunto tem chamado tanta atenção que decidi continuar pesquisando mais sobre ele. 

Agora é possível baixar objetos físicos pela Internet
Quando falo objetos físicos, estou me referindo a coisas cotidianas como um alicate, uma colher, um tênis, uma bicicleta. E o mais incrível, tudo isto é real e funciona de verdade! Basta você ter uma impressora 3D do tamanho do objeto a ser impresso…
O primeiro site a fornecer objetos físicos para download é o The Pirate Bay, um dos maiores sites de torrents do mundo. Em uma categoria especial chamada Physibles, está disponível uma quantidade absurda de objetos para download. Basta baixar o objeto e imprimir com uma impressora 3D compátivel com o modelo a ser impresso. Uma impressora 3D é capaz de imprimir e verdadeiramente “modelar” um objeto, seja ele qual for.
No vídeo abaixo, uma matéria do BBC onde engenheiros baixam e imprimem uma bicicleta que funciona de verdade! Dica, ative as legendas do vídeo e coloque-as em português, caso não compreenda inglês.

domingo, 26 de agosto de 2012


Conheça o Tabber: O Kit com Leds brilhantes que ajudam a tocar guitarra



Projeto Tabber
Tabber é um projeto criado por Roberto Sanchez que está levantando fundos para sua campanha nokickstarter.com. Nesta interessante ideia ele pretende levantar 45 mil dólares de fundos para a sua campanha que atualmente está em quase 10 mil dólares. Sua campanha funciona assim, quem colaborar com US$ 150 vai receber todas as peças para construir o seu próprio Tabber, enquanto quem pagar US$ 200 ou mais vai ganhar um kit Tabber totalmente montado.

Sobre o projeto Tabber

O Tabbler é um conjunto de Leds brilhantes onde você pode colocar no braço de sua guitarra ou violão, e o lado realmente interessante é que ele lê música através de dispositivos móveis como por exemplo smarphones ou MP3 players, segundo o desenvolvedor, ele reconhece qualquer música e antecida as notas que devem ser tocadas, ou seja, muito bom para quem está aprendendo a tocar guitarra ou violão. Pela liberdade de tocar qualquer música, você não fica preso a uma lista limitada de música.
Vale lembrar que ele funciona tanto em instrumentos acústicos quanto elétricos. O Projeto é um protótipo e ainda está em fase de desenvolvimento. Apesar do seu tamanho inicial ser um pouco grande, ele é de fácil instalação pois desliza por debaixo das cordas, mas segundo seu projetista, o resultado final irá apresentar leds menores do que estas.
Neste vídeo você consegue ver claramente a diferença do mesmo iniciante que está aprendendo no modo tradicional do outro com ajuda do Tabber.
Connectado a um processador Arduino Uno, o Tabber será alimentado por uma bateria recarregável de ion de lítio (lithium-ion) e vai utilizar a tecnologia Bluetooth dos aparelhos para iluminar as casas corretas. O Tabber também planeja entrar com um aplicativo de acompanhamento que permite ao usuário selecionar as músicas a serem tocadas na guitarra, acordes, escalas e até mesmo lições para aqueles que desejam ir além de apenas tocar guitarra.