quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia mundial sem carro


É complicado deixar em casa um carro quando muitas vezes o ônibus está em greve, o metrô passa longe da sua casa e não existe a possibilidade de ir de bicicleta para o trabalho. No "dia mundial sem carro" acho que é interessante dizer que existem bons exemplos no transporte urbano de outros países. Serve de exemplo para nós, digo, para os nosso representantes. Copenhague por exemplo, se tornou referência mundial quando o assunto é usar bicicletas como meio de transporte.
Há vários pontos de bicicletas públicas espalhados pela cidade: você pode retirar uma delas, usar até onde quiser e devolver em outro ponto. É parecido com os sistemas adotados em Paris, Barcelona e Londres, com a vantagem de que não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, ter cartão de crédito, ser habitante da cidade ou deixar um cheque caução. Tudo o que você precisa é de uma moeda de 20 kronos (que vale R$ 6) inserida no cadeado da bicicleta e ela está livre para usar. Ao devolvê-la em outro ponto, você recebe sua moeda de volta.
E a prefeitura faz questão de garantir que continue sendo assim. Não só porque as pessoas ficam mais felizes pedalando, mas porque e economicamente melhor para a cidade e isso a gente consegue ver. Um carro emite poluentes (o que causa danos de saúde pública), gera mais acidentes e precisa de uma manutenção mais cara na infraestrutura. As ciclovias, por outro lado, são mais baratas. Sonho? Para nós, sim. Aqui no Brasil, nós temos um exemplo de cidade grande que é o exemplo de melhor cidade brasileira de planejamento urbano: Curitiba.


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