domingo, 17 de junho de 2012


Um dos grandes destaques do evento da Apple foi, sem dúvidas, a apresentação do iOS 6. As adições foram notórias e vão fazer toda a diferença no dia-a-dia e acirrando ainda mais a briga entre Apple e Google, com seu Android. Conheça o que mudou e decida por você mesmo se o iOS já pode ser considerado o sistema operacional móvel mais avançado do mundo.
Siri
A queridinha da Apple e que conquistou usuários ao redor do mundo foi um dos grandes destaques da tarde. Seu sistema foi modificado e algumas importantes implementações foram acrescentadas. Vimos até mesmo redatores de alguns sites importantes afirmarem que “agora sim a Siri se tornou útil”. Mas o que mudou?
A Siri está mais precisa que nunca e responderá realmente aquilo que se deseja. Por exemplo: pergunte a ela onde fica o cinema mais próximo, e ela responderá. Pergunte quais os filmes estão em cartaz, e ela também responderá. Quer saber em quais filmes atua o seu ator/atriz preferido(a)? A Siri responde. E o resultado do jogo de baseball ou futebol americano? Ela responde também. Quer saber qual restaurante de comida chinesa é mais próximo da sua casa? A Siri não só responderá como mostrará a classificação de cada um dos restaurantes e qual o mais barato tornando a vida do usuário muito mais fácil.
Todas essas modificações foram possíveis graças a integração com outros provedores de informação como o Rotten Tomatoes, o OpenTable, etc, algo já esperado, pois a Siri ainda possui muito potencial a ser utilizado. Um recurso muito pedido pelos usuários e que foi incluído no iOS 6 é a possibilidade de ordenar que a Siri abra aplicativos apenas dizendo “Abra os Vídeos”, por exemplo
Outra grande novidade envolvendo a Siri é que a Apple em parceria com grandes empresas do ramo automobilístico como BMW, GM, Mercedes, Land Rover, Jaguar, Audi, Toyota, Chrysler e Honda, estão lançando o sistema Eyes Free, que consiste num botão localizado ao volante que aciona a Siri sem que o motorista precise tirar os olhos da estrada – muito útil, não!
A última e grande novidade em relação ao sistema de voz do iOS, é que a Siri também estará disponível no iOS 6 para o Novo iPad.
Integração com o Facebook
Era apenas uma questão de tempo para que a rede social mais popular do mundo ganhasse sua integração com iOS, após a integração com o Twitter ocorrida no iOS 5. Assim como o Twitter, basta logar uma única vez e você poderá postar imagens diretamente do álbum de fotos ou até mesmo invocar a Siri e ditar uma mensagem a ser postada na sua linha do tempo.
Novo controle para Chamadas e Notificações
O controle de chamas ficou bem mais interessante. Com um movimento de dedo será possível dizer a pessoa que está ligando, através de uma mensagem de texto enviada automaticamente, que não se pode atender. É possível também colocar um aviso Lembretes para que se retorne depois, além de outras nesse estilo.
Uma nova função chamada Do not disturb ou “Não incomode”, simplesmente deixa o usuário livre das notificações de aplicativos, mensagens e até mesmo de chamadas de voz, uma vez que se configure o aparelho desta forma.
FaceTime
“FaceTime é a melhor maneira de ter uma vídeo conferência com alguém, mas tem um porém: funciona apenas com WiFi.” – disse Scott Forstall durante a apresentação.
A deixa ficou claro, certo? Agora é possível fazer ligações FaceTime por 3G.
Você pode unificar seu número de telefone com a Apple ID, assim, quando alguém ligar, você poderá atender no iPad ou até no Mac. O mesmo está sendo feito com o iMessage.
Safari
Scott inciou a apresentação sobre as novidades do Safari dizendo ser o melhor e mais popular navegador móvel do planeta e que estão o tornando ainda melhor.
Agora o navegador conta com uma lista de leitura offline, adicione qualquer coisa à lista de leitura, o Safari baixará o artigo para visualização offline.
Também foi adicionada uma aba iCloud, para facilitar a transferência de links entre os dispositivos. O Safari do iOS poderá abrir abrir com as mesmas páginas que você deixou aberta no Safari pra PC.
Upload de fotos em formulários é possível.
Páginas dos desenvolvedores de apps poderão notificar sobre a existência de novos aplicativos, tocando na notificação, você será levado diretamente à App Store.
Se você virar o aparelho, verá o navegador em tela cheia com o novo suporte completo ao fullscreen.
Photo Stream
Uma espécie de rede social própria. Nova maneira de compartilhar suas fotos, apenas escolha a foto e a pessoa com quem deseja compartilhar e pronto. Seu amigo verá uma notificação e um álbum, podendo comentar nas fotos. Isso aparece no iPhoto ou Aperture, e pode ser visualizado no Windows ou até mesmo na Apple TV.
Um novo recurso: VIPs
Um novo recurso surge ao aplicativo de email. Chamado de VIP, com ele será possível separar certas pessoas das demais, de modos que seus emails sejam recebidos numa caixa de mensagens separada, facilitando focar a leitura naquilo que for de interesse do usuário.  Além disso, os emails VIPs chegarão direto à tela de bloqueio, como uma mensagem de texto.
Botões para adicionar fotos e vídeos foram acrescentados e Arrastar para baixo para atualizaragora é possível.
Passbook
Novo aplicativo para gerenciar passes, tickets, cupons e até mesmo alertar quando o seu vôo estiver próximo de acontecer, por exemplo. Segundo a Apple, cupons com códigos de barras ou qr-codes podem ser escaneados a partir da tela dos aparelhos iOS que receberem a novidade.
O incrível novo Mapa
O iOS 6 conta com um mapa totalmente novo, muito bonito. É a primeira vez que o iOS não utiliza o Google Maps.
Na apresentação, Nova York, São Francisco, Itália, Nova Zelândia, Paris e outros locais são exibidos no novo mapa do iOS.
“Bonitos, bonitos mapas. Agora partes do mapa contam com pesquisa de locais, já listamos mais de 100 milhões de negócios.” – Scott Forstall.
Há integração com o aplicativo Yelps, para informações de localização mais detalhadas.
Na apresentação do novo mapa, vê-se algo muito parecido com o que a Google apresentou na semana passada, mas parece mais limpo e suave.
Os mapas são baseados em vetores, como os do Google, possuem rotação e zoom com gestos. Tudo parece muito suave.
É possível fazer sobrevoos pelas cidades. Scott escolheu a Pirâmide Transamerica em visão de satélite e começou a “voar” em volta dela, os gráficos parecem muito claros. É possível baixar a visão e ver a cidade inteira ao fundo. Dizem as más línguas, que nesse momento ouviram-se alguns “wow” e “O Google Maps tá lascado“.
Serviço de tráfego
“Estamos construindo um serviço de tráfego. É simples, com barras vermelhas representando tráfego lento e também ícones que indicam construções, acidentes e etc.” – acrescenta Scott.
As informações de tráfego são em tempo real e coletadas de outros usuários de iOS. A Apple realmente sabe se você está correndo demais.
Assim como o novo Google Maps, os mapas da Apple também serão em 3D e contarão com recurso de tempo estimado atualizado dinamicamente, funcionará também na tela bloqueada e terá integração com a Siri.
É feita uma simulação de rota, onde ninguém menos que a Siri dá as direções.
Outras novidades:
Desafios no Game Center, bem pareceido com o que se vê na Xbox Live.
Lost Mode. Envie um número de telefone e será mostrada uma notificação na tela. Se alguem achar o aparelho, irá tocar na notificação e o iPhone ligará automaticamente para esse número.
- App Store reformulada.
- 200 novos recursos adicionados.
O iOS 6 tem suporte ao iPhone 3GS em diante e iPad segunda geração aos mais novos. Além da quarta geração de iPod touch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.