Filmes Amaldiçoados!
Semana passada ocorreu um triste fato relacionado ao novo filme do detetive das sombras, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Um adolescente americano, entrou atirando aleatoriamente em uma sala de cinema que estava exibindo a pré-estreia do filme do cavaleiro negro e matou dezenas de pessoas no estado do Colorado.
Esse triste acontecimento não é o primeira em relação a algum filme do Batman. Antes mesmo das notícias sobre o atirador, os filmes do cavaleiro das trevas eram considerados amaldiçoados. No primeiro filme da série não se tem registros de tragédias envolvendo equipe ou atores, porém vale lembrar que a atriz Katie Holmes (Não Tenha Medo do Escuro, 2010), que viveu Rachel Dawes em Batman Begins (2005), passa por momento bastante conturbado na vida pessoal, após se separar de Tom Cruise.
O segundo filme, Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), é o mais amaldiçoado da série, pois teve duas mortes e algumas notícias ruins envolvendo alguns atores do filme. Durante as gravações do longa, um técnico chamado Conway Wickliffe morreu em um acidente no setde filmagem. Ele estaria testando um equipamento dentro de um caminhão quando bateu o veículo em uma árvore. Por conta do acidente, o supervisor de efeitos especiais Christopher Corbould foi processado sob a acusação de não garantir a segurança do técnico. Christopher foi inocentado três anos depois e conquistou o Oscar pelos efeitos do filme A Origem (2010), dirigido por Christopher Nolan.
O ator Morgan Freeman (Menina de Ouro, 2004), que interpretou Lucius Fox, funcionário das empresas Wayne responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos usados pelo herói, não conseguiu escapar da maldição também. Durante o lançamento do filme o mesmo sofreu um grave acidente de carro no estado americano do Mississippi, e ficou hospitalizado em estado grave. O carro que o ator dirigia teria saído da estrada e capotado diversas vezes.
Nem o Batman em pessoa escapou da tal maldição. O ator que interpreta o cavaleiro negro, Christian Bale (O Vencedor, 2010), teve um ano muito ruim no lançamento do segundo filme da franquia. Bale foi acusado pela mãe e por sua irmã de ter realizado uma agressão física contra as duas. Bale, que negou as acusações, chegou a ser preso no Reino Unido, porém pagou fiança e foi liberado.
E por fim, a mais famosa de todas as notícias envolveu o ator Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain, 2005) que morreu de overdose acidental de medicamentos na semana de lançamento do filme. Ledger, que interpreta o Coringa no filme foi encontrado morto em seu apartamento. Pela impressionante interpretação que ganhou elogios tanto da crítica quanto do público, Ledger ganhou um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante naquele ano.
Outros grandes filmes lançados no cinema também sofrem com “maldições” parecidas. Um dos exemplos mais famosos que contam com vários fatos estranhos envolvendo a equipe, produção e atores é o filme O Exorcista de 1973. Rumores nunca confirmados pelo diretor do filme William Friedkin, dão conta que pelo menos 9 pessoas envolvidas com o filme morreram de forma inesperada. Durante as filmagens ocorreu um incêndio de origem misteriosa que destruiu parte dos sets de filmagem. Outro fato interessante e ao mesmo tempo assustador aconteceu na semana da première do filme em Roma, quando um raio destruiu uma cruz de 400 anos na cidade. Também se leva em consideração o enorme número de pessoas que passou mal durante a exibição do filme ao redor do mundo. Todos estes fatos colaboraram para que o filme fosse um verdadeiro sucesso.
Poltergeist – a trilogia de 1982, 1986 e 1988, é outra franquia que tem algumas mortes em seu currículo. A primeira vitima foi a atriz mirim Heather O’Rourke, que interpretava Carol Ann. Heather morreu aos 12 anos devido a complicações de uma gripe. Durante as filmagens do terceiro filme da trilogia a também jovem Dominique Dunne, que interpretou a irmã de Carol Ann, foi estrangulada pelo namorado logo após o termino das filmagens. O outro irmão, Barry Oliver, também quase foi sufocado durante as filmagens do primeiro filme, porém foi a única criança a sobreviver. Todavia sua carreira morreu logo após este filme, pois o mesmo nunca mais conseguiu um grande trabalho ou aparição na mídia. Toda essa lenda de maldição iniciou-se após rumores que o antigo diretor do filme, Tobe Hooper, amaldiçoou o mesmo por ter sido demitido por incompetência e ser substituído por Steven Spielberg.
Em O Corvo de 1994, o jovem astro Brandon Lee foi baleado durante uma cena. A bala que deveria ser de festim, foi substituída acidentalmente por uma bala de verdade e Brandon foi atingido no abdômen morrendo prematuramente. Brandon teve uma morte parecida com a de seu pai, o ator Bruce Lee. Bruce morreu durante as filmagens do filme Operação Dragão, por um suposto edema cerebral. Tal fato fez algumas pessoas crer que havia alguma especie de maldição na familia Lee. Porém Brandon não foi a única vítima do filme: um carpinteiro se feriu gravemente (eletrocutado) logo no primeiro dia de filmagens. Treze dias depois uma tempestade destruiu o principal cenário, atrasando a produção. Mais uma bala foi encontrada no lugar de festim pouco antes de ser usada numa cena. Um carpinteiro enfurecido jogou o carro sobre o estúdio de gesso. Um dublê caiu de um telhado e se feriu gravemente. Outro carpinteiro feriu gravemente sua mão com uma chave de fenda. Mesmo com todos esses empecilhos o filme foi concluído com a ajuda de um dublê e da computação gráfica e foi lançado nos cinemas se tornando um grande sucesso.
Em Tróia de 2004, o ator Brad Pitt que interpretava Aquiles teve um ferimento profundo adivinhem em que lugar? No calcanhar de Aquiles. Um duble que era amigo pessoal de Pitt quebrou a perna em uma cena de batalha e veio a falecer duas semanas depois devido a complicações. E até o final das gravações a equipe enfrentou dois furacões no México (local onde o filme era rodado).
Em Sangue dos Bárbaros de 1955 a maldição pode ser explicada por burrice. O filme contou com a morte de vários atores incluíndo o consagrado e protagonista do filme John Wayne. Faleceram também as atrizes Susan Hayward e Agnes Moorehead além do diretor do filme Dick Powell. Por que chamar de burrice? Pelo simples fato da escolha do set de filmagens ser no deserto de Utah, um antigo local de testes de bombas nucleares do exército norte americano. Resultado: das 220 pessoas envolvidas na produção, 91 desenvolveram câncer e 46 morreram prematuramente em função da doença.
No filme No Limite da Realidade de 1983, baseado na série Além da Imaginação (Twilight Zone),a queda de um helicóptero marcou as filmagens do longa. A aeronave caiu sobre alguns atores, decapitando o ator Vic Morrow e esmagando dois atores infantis vietnamitas, de 6 e 7 anos respectivamente. Além disso, Steven Spielberg rompeu com o diretor John Landis por ser imprudente, devido ao acidente e também por levar armas de fogo com munição de verdade para as filmagens.
Um roteiro que nunca foi gravado também é uma grande lenda urbana na indústria cinematográfica Hollywoodiana. Atuk, baseado em um best-seller, conta a história de um guerreiro esquimó que tenta se adaptar à vida na cidade grande. John Belushi foi o primeiro dos atores a serem escalados para viver o protagonista, porém o mesmo morreu de overdose em 1982. Posteriormente, Sam Kinison foi convidado para o papel e começou a filmar, entretanto a produção enfrentou graves problemas financeiros e o filme foi adiado. Quando as filmagens seriam retomadas Kinison morreu em um acidente. Logo, John Candy foi o escolhido para o papel, mas morreu de um infarto. Já em 1997, Chris Farley estava prestes a assinar para ser o protagonista quando morreu de overdose no mesmo ano.
Por fim, temos o filme A Profecia de 1976, que além de tratar de um assunto polêmico, ou seja, a vinda do anticristo à Terra, contou com vários fatores estranhos ocorrendo com a equipe que trabalhou no longa. Para começar, o filho do ator Gregory Peck se matou durante as filmagens. Dois aviões diferentes, levando os atores e a equipe foram atingidos por raios e um hotel que a equipe estava hospedada foi bombardeado pelo IRA (não a banda, a facção), porém todos se salvaram por estarem em um restaurante almoçando. Outro fator envolvendo aviões se deu pela locação de um avião usado no filme que foi substituído por um voo comercial que caiu e matou todos a bordo. A história mais assustadora aconteceu com o responsável pelos efeitos especiais, John Richardson, que sofreu um grave acidente de carro. Seu assistente foi cortado pela roda dianteira do carro e por fim, ao sair dos destroços, Richardson viu uma placa na estrada que tinha os dizeres: Omen 66,6 – Omen é o titulo original do filme e 666 é o número da besta, como já diria o Iron Maiden.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.