TOP 10 esportes olímpicos que fracassaram e foram banidos das competições
Os melhores atletas do mundo lutam com voracidade para conseguir conquistar o melhor lugar do pódio.
Apesar da grande quantidade de esportes existentes nem todos continuaram nos Jogos Olímpicos, e alguns concorreram por apenas uma única edição. Confira abaixo a lista dos 10 esportes ultrapassados:
10 – Corrida com obstáculos e natação (1900)
|
Este esporte incomum de natação parecia muito complexo para a época, mas também bastante divertido. Uma combinação de natação e uma corrida com obstáculos que exigia que os participantes pulassem fileiras de postes e depois nadassem entre uma fileira de barcos. Tudo isso era realizado no rio Sena em Paris.
Este esporte só foi realizado em 1900, mas uma grande multidão pediu para que o esporte voltasse ao quadro Olímpico, sem sucesso.
9 – Clube Swinging (1932)
|
Este esporte estranho (não é o que você está pensando) incluía malabarismos rítmicos com pinos de boliche. Lembra bastante a ginástica artística que usa elementos para agregar as coreografias. O esporte só teve uma única apresentação em 1932.
8 – Hóquei de Patins (1992)
|
Funcionava do mesmo modo que o famoso hóquei no gelo, só que era jogado em uma superfície seca usando os tradicionais patins de 4 rodas. Foi inserido nos jogos olímpicos como uma espécie de demonstração. A Argentina levou medalha de ouro contra a Espanha.
7 – La Canne (1924)
|
Este tipo de arte marcial é muito semelhante a esgrima (na verdade é quase a mesma coisa) com uma sutil diferença: no lugar do florete, espada ou sabre (instrumentos específicos da esgrima), eles usavam bengalas para atingir o competidor.
6 – Duelo de Pistolas (1906 a 1912)
|
Este esporte funcionava como uma espécie de tiro ao alvo. Existiam bonecos com cascas de material que protegia o peito, onde era o alvo dos tiros. Os bonecos possuíam movimentos, dificultando o acerto.
5 – Escalada de Cordas (1896, 1904, 1906, 1924 e 1932)
|
A última vez que este esporte participou das olimpíadas foi em 1932. Certamente você já viu filmes americanos com cenas em escolas no momento da educação física. Nos EUA, ao menos em filmes, é largamente aplicado o ato de subir em cordas, mostrando resistência e força física.
Neste caso, era proibido usar os pés ou pernas para subir. O competidor só poderia usar as mãos.
4 – Cabo de Guerra (1900 a 1920)
|
Um pouco estranho pensar em um cabo de guerra como esporte digno de uma olimpíada, mas ele foi praticado até 1920, sendo um dos primeiros esportes a ser disputado nos Jogos Olímpicos 500 a.C.
Na versão moderna deste esporte existiam duas equipes com 8 integrantes. A equipe vencedora deveria puxar a outra para ganhar. Após 5 minutos, se nenhuma equipe conseguisse puxar a outra, a equipe que tivesse deslocado a rival por uma maior distância, venceria.
3 – Ciclismo de 12 horas (1896)
|
Os participantes tinham que iniciar a competição às 7 da manhã e continuar pedalando até às 7 horas da noite. O vencedor da única competição olímpica, Adolf Schmal da Áustria, conseguiu pedalar por 180 quilômetros e apenas dois concorrentes conseguiram ir até o fim.
2 – Kabaddi (1936)
|
Este esporte ainda é muito popular no sul da Ásia. O objetivo do membro da equipe adversária é entrar na metade do lado oposto da área e marcar pontos através de luta livre. O atacante, após marcar o ponto, retorna para sua metade do campo.
1 – Tiro ao Vivo (1900)
|
Você não leu errado. É tiro ao vivo! Este evento sangrento foi realizado uma única vez em Paris nos jogos de 1900. Cerca de 300 aves foram mortas durante a competição através de lançamento. O local chocou as pessoas deixando uma cena bizarra com sangue e penas para todos os lados.
Não precisamos nem explicar o motivo pelo qual esse esporte foi abolido dos Jogos Olímpicos. Até hoje, este foi o único esporte na história olímpica a usar matança de animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.