quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Deep Web: o que é? Como navegar em seus sites?

Este post foi retirado do site www.mestredossites.com.br.
As informações são da autoria de Almy Fróes.

Explicamos o que é a Deep Web e como acessar seus sites com segurança. Confira!
deep web secret Deep Web: o que é? Como navegar em seus sites?
Quem navega pela internet há muito tempo já deve ter ouvido falar do termo “deep web” e ficou curioso em saber do que se trata e como é possível acessá-la. Alguns amigos blogueiros como o Iago Melanias doBlogando com Facilidade já abordaram o tema várias vezes, e hoje resolvi trazer esse assunto para nossos leitores.
Vamos começar pelas suas características e depois falar sobre seus sites.

O que é a Deep Web?

O termo deep web é atribuído a Michael K. Bergman, CEO e cofundador da Structured Dynamics LLC. Ele se refere a todo aquele conteúdo que não pode ser indexado pelos sites de busca e, dessa forma, não está disponível diretamente para quem navega na internet.
O que ocorre é que muitos webmasters escolhem não permitir que o Google e outros buscadores acessem seus sites. Basicamente, o site é configurado de modo que ele não fica visível publicamente. Sem saber seu endereço jamais se conseguirá acessá-lo. O infográfico abaixo explica isso melhor:
deep web Deep Web: o que é? Como navegar em seus sites?
Deep web em uma representação simbólica
Abaixo da superfície (Surface Web), existe uma internet totalmente desconhecida pelo usuário comum. Este mundo submerso e misterioso é, normalmente, chamado de:
1. Deep Web (Web Profunda);
2. Deep Net (Rede Profunda);
3. Invisible Web (Web Invisível);
4. Under Net (Abaixo da Rede);
5. Hidden Web (Web oculta);
6. Dark Net (Rede sombria);
7. Free Net (Rede Livre)
Uma busca por estes termos no Google trará bastante informação útil, mas não vai levar você muito além do nível “água na cintura”. O resultado disso são milhares de sites que nunca ganharam as páginas dos buscadores. Um conteúdo secreto e invisível que sempre esteve ali, mas que dificilmente será visualizado. Esse verdadeiro mundo de informações fica escondido aos visitantes “normais” e se somam ao que se pode chamar Deep Web, a internet abaixo da superfície.
Algumas informações sobre a Deep Web:
- Ela é 500 vezes maior que a web visível (e ainda dizem que “se não tem no Google, não existe”. Acredito que o ditado correto é “se não tem no Google, com certeza está na Deep Web”)
- Apenas 3% da web está visível. O resto é Deep Web
- Existem aproximadamente 8 camadas da Deep Web e quanto mais profunda, mais perigosa. Não sei dizer o nome de todas as camadas, mas Onion seria a primeira
 Como era de se esperar, a Deep Web é formada por pedófilos, assassinos, seitas ultra mega blaster master satânicas (com canibalismo e sacrifício humano entre seus rituais), tráfico de pessoas, mercado negro, hackers, nazistas, terroristas e outros tipos de bizarrices que se pode imaginar (ou não)
- Grupos de hackers como LuzSec, Wikileaks e Anonymous surgiram na Deep Web
- É preciso muito cuidado ao visitar a Deep Web, pois o risco de vírus é 10 vezes maior do que na web normal.
- Apesar do menor volume, existem sites que podemos considerar bons, como sites de hacks, programação, literatura e projetos científicos

Quais tipos de sites existem na Deep Web?

Embora existem alguns poucos sites de conteúdo útil, informativo e decente, a maior parte do que se encontra na Deep Web é totalmente desaconselhável a pessoas de qualquer idade. Primeiramente, porque existe muita coisa ilegal ou deplorável. Em segundo lugar, porque o risco do seu PC ser contaminado ou invadido aumenta exponencialmente. Na Deep Web são encontrados:
- sites com vídeos de assassinatos feitos pelo próprio assassino
- sites de venda de drogas
- sites de tráfico humano, venda de órgãos e derivados
- sites de canibalismo, pedofilia e tortura
Não recomendo a ninguém acessar este tipo de conteúdo. Alguns desses sites mostram o que há de mais absurdo e hediondo na natureza humana. Há relatos de pessoas com problemas psicológicos e depressão causados por esse tipo de conteúdo. Não há exagero nessa afirmação. Leia o relato de um funcionário do Google que entrou em depressão e trabalhava vendo este tipo de conteúdo. E isso porque ele estava na internet normal. A Deep Web é muito pior.

Como acessar a Deep Web?

Embora vários sites desencorajem o acesso à Deep Web, não podemos condená-la totalmente. Existem alguns poucos sites que realmente valem o acesso.
O aplicativo mais famoso para se acessar a Deep Web é o TOR, uma aplicação de código livre que consiste em uma rede de proxys, chamada Onion, que garante anonimato para quem deseja acessar a Deep Web, pelo menos em teoria. Há um vídeo de uma pessoa acessando a DW com ele:
Se você não quer instalar programas em sua máquina, existem duas maneiras saudáveis:
1) a Web profunda contem, acima de tudo, bases de dados escondidas e inacessíveis sem realmente pesquisar, complexas e científicas pertencendo a laboratórios de pesquisa em tecnologia avançada: você quer pesquisar um pouco? (sem riscos)
Vá aqui http://www.incywincy.com e teste o impensável por sua conta e risco!
2) Se quiser acessar a European Library (base de dados universitária monstruosamente excitante) vá aquihttp://search.theeuropeanlibrary.org/
Conclusão
A Deep Web é muito vasta, porém extremamente perigosa e perturbadora. Nosso site não tem intenção de promover ou incentivar o uso da Deep Web. O usuário que decidir acessá-la, faça-o por sua conta, risco e total responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.