quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Os Dez Livros Mais Caros de Todos os Tempos.



1. O Primeiro Livro de Urizen, William Blake - 2,5 milhões de dólares.
Originalmente impresso em 1794, O Primeiro Livro de Urizen é uma das principais peças (e alguns dizem que o mais importante) das obras proféticas de Blake. Um apenas de oito exemplares conhecidos, sobreviveu e foi vendido em Nova York de Sotheby em 1999 por US $ 2,5 milhões para um colecionador particular. Imagina se encontram os outros sete? Se já não encontraram.
2. Os Contos de Beedle, o Bardo, J.K. Rowling- 3,98 milhões de dólares.
Antes um livro, destinado a ser um livro infantil nos mesmos moldes dos livros infantis como Harry Potter e as Relíquias da Morte, que tornou-se um best seller no mundo todo, este livro foi criado por JK Rowling em sete exemplares originais apenas, cada um manuscrito e ilustrado por Rowling. Seis foram dados a amigos e editores, mas, em 2007, um dos sete foi colocado em leilão. Que foi arrematado pelo Amazon.com que pagou $ 3,98 milhões pelo exemplar, tornando-se o manuscrito mais caro da era moderna, já comprado em leilão. O dinheiro da venda do livro foi doado para o The Children´s Voice, uma campanha de caridade.



3. Cosmographia 
Geographica, Cláudio Ptolomeu - 4 milhões de dólares.
O primeiro atlas impresso do mundo, e primeiro livro do mundo a fazer uso de ilustrações gravadas. O livro de Ptolomeu Cosmographia, de 1477, foi vendido ao Sotheby, Londres, em 2006 por £ 2.136.000, ou quase US $ 4 milhões na época. Um sonho para os geográfos.


4. Tratado sobre Árvores Frutíferas 4,5 milhões de dólares.
Escrito por Henri Louis Duhamel du Monceau, ilustrado por Pierre Antoine Poiteau e Jean Pierre François Turpin, é definitivamente o livro escrito sobre árvores frutíferas mais caro (com 16 variedades diferentes!) do mundo. Uma cópia deste volume, de um exuberante conjunto de cinco, com ilustrações e texto originais, foi vendido por cerca de US $ 4,5 milhões em 2006.



5. A Bíblia de Gutemberg - 4,9 milhões de dólares.
Uma cópia da Bíblia de Gutemberg foi vendida em 1987 pelo valor recorde de 4,9 milhões de dólares, no Christie, Nova York. Apenas 48 unidades foram impressas por Gutemberg, o primeiro a usar tipos móveis para impressão de livros e jornais. Invento revolucionário.




6. Primeiro Folio, William Shakespeare - 6 milhões de dólares.
Embora o preço original para fazer Primeiro Folio tenha sido de uma libra apenas (valor equivalente no Brasil ao serviço cobrado para encadernar colocando capa de couro ou adornos no livro), o livro de comédias, tramas e tragédias, de um dos maiores escritores e dramaturgo inglês, encontrados na forma de cópias bem conservadas, estão entre as descobertas mais valorizadas entre os colecionadores de livros. Em 2001, o co-Fundador da Microsoft Paul Allen comprou um exemplar por 
US $ 6.166.000 Dólares, no Christie, Nova York.


7. Os Contos de Canterbury, de Geoffrey Chaucer - 7,5 milhão dólares.
A primeira edição do século XVI foi vendido por R$ 4,6 milhões (ou cerca de US $ 7.5 milhões na época) na Christie, em Londres, em 1998. Das dúzias de cópias conhecida da edição de 1477, este foi o último exemplar a ser mantido em coleção particular, e foi comprado no final do século XV pela bagatela de seis libras. O raro livro foi arrematado na venda da biblioteca John Radcliffe, feito pela Christie em 1776. Foi ou não foi um ótimo investimento?!


8. Aves da América, James Audubon - 11,5 milhões de dólares.
Em 2000, a Christie leiloou uma cópia (uma entre apenas 119 exemplares completos conhecidos no mundo) das Aves da América por US $ 8.802.500,00 dólares. Dez anos depois, mais uma edição completa foi vendida em Londres, na Sotheby por £ 7.321.250 (ou cerca de US $ 11,5 milhões). Recentemente, uma outra cópia do enorme conjunto de quatro volumes foi a leilão na Christie, e outro recorde foi batido. Onde será estão os outros exemplares?


9. Os Evangelhos de Henrique, o Leão, Ordem de São Bento - 11,7 milhões de dólares.
Originalmente encomendado por Henrique, o Leão, duque da Saxônia, para o altar da Virgem Maria na Catedral Brunswick, este evangelho foi comprado pelo governo alemão em Sotheby de Londres, em 1983, para £ 8.140.000,00 de libras, ou cerca de 11,7 milhões (na época ). Em 266 páginas, incluindo 50 ilustrações de página inteira, o livro é considerado uma obra-prima do século XII. Todo ilustrado em manuscrito românico.

10. O Código Leicester, Leonardo da Vinci - 30,8 milhões de dólares.
O mais famoso dos manuscritos científico de Da Vinci, o caderno de 72 páginas está cheio de reflexões escritas à mão do grande pensador e teórico sobre tudo, de fósseis para o movimento da água, da aerodinâmica para o quê faz a lua brilhar. O manuscrito foi comprado em 1717 por Thomas Coke. Em 1994, Bill Gates ficou com a revista em um leilão por 30,8 milhões de dólares americanos, tornando-se o livro moderno mais a ser vendido. Mas Gates em um sinal de total desapego colocou seu tesouro ao alcance do público em geral - ele digitalizou o livro e transformado-o em telas de screensaver distribuído com o Microsoft Plus! para Windows 95.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.