terça-feira, 16 de julho de 2013

O significado das palavras do Hino Nacional Brasileiro

Você sabe o significado de todas as palavras do Hino Nacional Brasileiro? Não se preocupe, não é falta de patriotismo ignorar o que significam algumas palavras e expressões do nosso Hino. Em 1909, o poeta parnasiano Osório Duque Estrada escreveu um poema que foi oficializado como a letra do nosso Hino em 1922, pelo presidente Epitácio Pessoa.

Mesmo para a época  em que foi  escrito, o poema trazia palavras fora do uso popular, palavras ditas raras, preciosas. Essa era uma característica do parnasianismo, escola literária de Osório Duque Estrada. Com a pátina do tempo, essas palavras ficam ainda mais rebuscadas e talvez as cantemos por mero formalismo, automaticamente, sem sabermos o que significam.
hino-nacional
O Hino Nacional é um símbolo perene da nação brasileira, logicamente, não é possível mudar a letra dele para atender as necessidades  de vocabulário de cada nova geração. O que podemos e devemos fazer, é pesquisar e aprender, para então, podermos cantar o Hino com vigor redobrado. Nessa postagem, compartilho com vocês o significado de algumas palavras e expressões do Hino Nacional Brasileiro.
ditadura_militar
As palavras seguem a ordem em que aparecem no Hino:

Ipiranga: Ipiranga é o nome de um córrego localizado na cidade de São Paulo. Às margens deste riacho foi declarada a Independência do Brasil pelo então príncipe e herdeiro do trono de Portugal, Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822. Com esse ato, o príncipe  se tornou Imperador do Brasil, sendo futuramente denominado Dom Pedro I.

Plácidas: calmas, serenas, tranquilas.

Brado: grito, clamor, berro.

Retumbante: ressonante, que provoca eco, estrondoso.

Fúlgidos: brilhantes, luminosos

Penhor: penhor equivale a garantia, segurança. É comum se penhorar algo de valor em troca de empréstimos e receber um papel que garanta a recuperação daquilo que foi penhorado quando a dívida for paga. Em sentido figurado significa o ato ou palavra que assegura o cumprimento de um compromisso, obrigação, promessa.

Cruzeiro: a constelação do Cruzeiro do Sul.

Resplandece: do verbo resplandecer que significa brilhar intensamente, rutilar, sobressair.

Impávido: destemido, corajoso, que não tem ou não aparenta medo.
desafio
Esplêndido: maravilhoso, perfeito, deslumbrante, admirável.

Fulguras: do verbo fulgurar, que significa emitir ou refletir luz, brilhar. Em sentido figurado: distinguir-se dos demais, destacar-se com brilho.
Florão: é um enfeite em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.

Novo Mundo: o continente americano, as Américas.

Garrida: enfeitada, que chama a atenção pela beleza.
"Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores" : As palavras estão entre aspas porque representam uma citação do poema Canção do Exílio, do poeta Gonçalves Dias.

Lábaro: Estandarte  militar usado pelos romanos; bandeira, estandarte.

Flâmula: bandeira

Clava: pedaço de pau pesado, mais grosso numa ponta que na outra, usado como arma, porrete.
flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.