quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A cor do racismo nos desenhos.

O que hoje é considerado racista, antigamente era apenas senso comum.  Mas algumas pessoas nunca perceberam isso.  Em desenho animado por exemplo. No desenho do snoopy me parece que tem alguma coisa errada...lembre-se que o desenho foi feito nos anos de grande racismo nos Estados Unidos. Percebeu? Ou é exagero?



No one peace americano teve um episodio que "esbranqueceram" um vilão O.o



Tintim na América
Tintim está prestes a invadir os cinemas. Mas a obra de Hergé foi censurada ainda no século 20 pelos editores americanos, que redesenharam vários personagens negros. A justificativa é que os três únicos personagens com descendência africana presentes na HQ possuíam aparência estereotipada.
“Tintim no Congo” foi adaptado e até hoje bibliotecas norte-americanas expõem a obra em seus acervos desta forma, mudando os desenhos originais do autor e buscando evitar comparações negativa.


                                 

A Disney censurou o segmento “A Sinfonia Pastoral”, de FANTASIA. Nele, entre os belos centauros brancos, há a pequena Sunflower, uma centauro negra mostrada de forma caricata (enquanto as outras são metade cavalo, metade gente, Sunflower é metade burro, metade gente) e que trabalha como serva para as outras moças.



Na tentativa de melhor essa situação, o caminho inverso também já ocorreu e alguns heróis simplesmente tiveram sua cor e seu personagem alterados para outra cor. O mais recente é o homem- aranha.
Mudança de identidade
     Isso é só pra citar alguns exemplos. Existem muitos em vários desenhos, você mesmo já ter visto algum. No Brasil não houve censura na grande maioria dos desenhos, mas em outros paises sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.