Estudante de 17 anos pode ter descoberto a cura do câncer
Angela Zhang nasceu na Califórnia, EUA, ganhou em janeiro uma bolsa de estudos no valor de mais de R$ 170 mil pelas descobertas (vencendo, na categoria individual, o prêmio Siemens Competition Math, Science & Techonology).
Angela parece uma adolescente normal, aprendendo a dirigir agora. Só que, na verdade, ela sempre foi brilhante: no primeiro ano do Ensino Médio fez estudos sobre bioengenharia de nível suficiente para doutorado, e no ano seguinte entrou no laboratório da Universidade de Stanford, por exemplo.
A ideia de Angela foi misturar remédios contra o câncer em um polímero (uma grande molécula) que se juntaria a partículas menores e se juntariam às células cancerígenas. Mostrando aos médicos exatamente onde os tumores estariam.
Uma luz infravermelha mirada na direção dos tumores derreteria as nanopartículas "derretendo" o polímero que liberaria o remédio, matando as células cancerígenas e deixando as células saudáveis intactas.
Angela Zhang passou mais de mil horas engajada em seu projeto, o que significa que ela trabalha nele desde os 15 anos.
Testado em ratos, a droga fez com que os tumores desapareceram quase que por completo. Embora demorem anos até iniciar testes com humanos, os resultados iniciais parecem promissores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.