segunda-feira, 5 de março de 2012



Illumishare, Holoflector e tela interativa: projetos sensacionais dos laboratórios da Microsoft



Para quem um produto saia da cabeça do seu criador e chegue às casas dos consumidores leva tempo. Nesse intervalo, novas ideias mudam ou são adicionadas à original, protótipos são criados, tecnologias absorvidas e otimizadas. Muitas nunca chegam, pelo menos na forma como foram concebidas, ao grande público, mas isso não lhes tira o mérito.
A Microsoft divulgou vídeos de três projetos-conceito que são, no mínimo, bem bacanas. Todos brincam com a ruptura da divisória que separa os sistemas computacionais/telas dos usuários e… bem, veja abaixo, os vídeos e as explicações.

Holoflector

Mistura de dois projetos da casa, Kinect e Windows Phone, trata-se de um imenso espelho com uma LCD igualmente grande atrás capaz de inserir elementos virtuais interativos sobrepostos ao usuário (realidade aumentada). Nas demonstrações, Andy Wilson brinca com partículas que reagem aos movimentos dos seus braços, bate uma bolinha com um pedaço de madeira virtual controlado pelo celular e faz outras coisas simples do tipo.

Illumishare

Outro projeto do Microsoft Research. Neste é adicionada uma camada extra de interatividade às vídeo chamadas. Cada ponta/usuário tem um projetor+webcam acima de uma superfície que faz as vezes de “mesa compartilhada”. O que quer que apareça nesse espaço é visto por ambos os usuários, via Internet, o que abre inúmeras possibilidades, de entretenimento à, como demonstrado no vídeo, educação.

Monitor interativo 3D

Este é do Grupo de Ciências Aplicadas da Microsoft. Usando um Kinect e uma tela OLEDtranparente da Samsung, os pesquisadores criaram uma “janela” que permite manipular, em três dimensões, elementos dispostos na tela simplesmente mexendo as mãos por trás dela. A qualidade visual é baixa, mas o tipo de interação é impressionante — há profundidade e perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.